:: Para quem é destinado o transporte público coletivo? ::

Faz um bom tempo levantei no Facebook um pequeno debate a cerca desse tema: Para quem é destinado o transporte público coletivo? Essa indagação surgiu em minha mente depois de ver muitos, inclusive mídias oficiais, no Facebook dizendo que o transporte coletivo é voltado principalmente para aqueles que não dispõe de meio de transporte próprio. Porém vejo esse argumento muito frágil e sem sustentação.

Em nossa cidade, Sobral, já convivemos com um trânsito bastante conturbado. São muitos e muitos veículos circulando pelas ruas. Há sinalização? Há, porém nem todos a respeitam! Já perdi a conta de quantas vezes dei de cara com pessoas avançado o sinal vermelho ou usando aquela velha e perigosa tática de acelarar no sinal amarelo para dar tempo passar! Até mesmo evito sair logo quando o sinal abre para mim, pois nunca se sabe quando é que vai passar um desses afoitos. Como disse o Pedro Bial tempos atrás: “Num lugar que não se respeita sinal vermelho não se pode confiar no verde”. Porém isso é tema para um outro post! 😉

Até onde entendo quanto mais veículos circulando pelas ruas de uma cidade maior é o caos que pode se transformar o trânsito. Diminuir o número de veículos circulando parece ser a melhor alternativa para se evitar essa situação. Bom, é isso que entendo, mas se alguém tiver uma outra solução, por favor apresente-a! 😉 E até onde entendo também  a melhor forma de diminuir o número de veículos circulando numa cidade é investir em transporte público coletivo! Não importa se os usuários desse sistema serão pessoas que já tem ou não veículo próprio! Se faz necessário pensar assim: o transporte público coletivo deve ser pensado também visando a diminuição de veículos nas ruas!

Creio que se um sistema de transporte público coletivo não for pensado assim não irá melhorar as condições do trânsito, pois será apenas mais um veículo disputando as já muito disputadas ruas de uma cidade! Portanto, não faz sentido propagar que o transporte público coletivo é destinado principalmente para quem não possui meios de se locomover!

Além do mais, como hoje em dia está cada vez mais fácil adquirir um veículo, seja ele uma moto ou um automóvel, até mesmo nas classes menos favorecidas economicamente se encontra muita gente dententora de um meio de locomoção próprio. Basta ir nas periferias de Sobral que encontramos muita gente com seu carrinho ou sua motinha e às vezes os dois! Por isso, pode até soar como demagogia barata essa coisa de “o transporte coletivo público é pensado para aqueles que não tem condições de ter um meio próprio de locomoção!”.

Dentro em breve em Sobral começará a circular o VLT – veículo leve sobre trilhos – que deverá ser um dos constituintes de um sistema de transporte coletivo público. E tem que ser! O VLT sozinho não se constitui “o sistema”! Minha grande esperança, e talvez sonho, sei lá, é que este sistema de transporte quando estiver realmente em funcionamento diminua o número de veículos circulando em nossa cidade. Que mais e mais pessoas, inclusive este que vos escreve, possa deixar seu veículo em casa e ir para o trabalho, para o colégio, Universidade, compras, seja lá o que for no transporte coletivo! Seria o melhor dos mundos! Menos veículos nas ruas, menos poluição, menos probabilidade de acidentes, enfim, tudo de bom! 😀

Em minha rápida estada em Paris e Londres no início desse ano, pude ver como é bom ter um sistema de transporte coletivo que realmente funcione. Como diz o caboclo, eu e minha mulher “friviamos” pra cima e pra baixo em Paris e Londres sempre usando o metrô. Uma experiência muito boa por sinal! Porém, não podemos deixar de lembrar que lá é lá… Aqui a história tem outro contexto! 😉

Espero muito que em Sobral o sistema de transporte que deverá ser implantado realmente funcione como deve ser e que as ruas fiquem mais livres dos veículos, para que os ciclistas possam assim trafegar com mais segurança e não disputando espaço, para que os pedestres possam andar mais tranquilamente.

Mas se isso não acontecer, infelizmente, muito infelizmente teremos um imenso elefrante branco em nossas ruas disputando espaço com carros, motos, carroças, bicicletas, pedestres, etc, etc, etc… Aguardemos então para ver! 😉

4 comentários sobre “:: Para quem é destinado o transporte público coletivo? ::

  1. Verdade, Sobral tem problemas de metrópole! Nós brasileiros somos levados a optar por transporte próprio devido a falta de transporte público de qualidade! Infelizmente, o trânsito sufocado de Sobral é também em cidades de médio e grande porte!

    Curtir

  2. Infelizmente, Sobral sofre, assim como muitas outras cidades do Brasil, com um trânsito caótico. Ninguém confia no transporte público, recorrendo ao transporte próprio. Isso já se tornou um problema cultural. Acredito que a falta de políticas de melhoramentos do transporte público em várias regiões do país, alarga mais ainda estes problemas. Agora imaginem o quanto o governo arrecada com a venda exacerbada de veículos. Não seria esse um indicativo da falta de vontade dos governos em melhorar os transportes coletivos?

    Curtir

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s