A cidade com a qual sonho!

Em 28 de agosto de 1968, Martin Luther King Jr. em um discurso, disse uma frase que ficaria para a posteridade: “I have a dream”.

Assim como o citado personagem acima, eu também tenho um sonho! Não somente um, mas muitos sonhos. Este sonho que vou descrever neste texto é um sonho de cidade!

A cidade com a qual eu sonho possui poucos automóveis circulando pelas ruas. Nessa cidade há grande oferta de transporte coletivo de boa qualidade e que atende a população de uma maneira bem geral. O transporte coletivo nesta cidade foi pensado não na ideia demagógica que diz que o transporte coletivo é feito especialmente para aqueles que não possuem meios individuais de se locomoverem. O transporte coletivo, na cidade dos meus sonhos, atende a todas as classes sociais e por isso, não há muitos veículos nas ruas. Os automóveis estão mais voltados para uso em viagens ou até mesmo em situações bastante emergenciais. No dia a dia, não há porque tirar o carro ou moto da garagem para ir ao trabalho, deixar as crianças na escola e pegá-las de volta, ir para o lazer, fazer compras, enfim, tudo aquilo que faz parte do cotidiano de qualquer população de uma cidade. Além do transporte coletivo funcionar bem e a contento, na cidade dos meus sonhos, as pessoas também usam muito a bicicleta para se locomoverem pois os ciclistas além de contarem com boa oferta de ciclovias e ciclofaixas – que são respeitadas pelos condutores de veículos automotores – também há segurança pública. Na cidade dos meus sonhos o transporte coletivo funciona de verdade e não somente nas propagadas do governo!

A cidade com a qual eu sonho possui muitas opções de lazer. Há muitos parques para passear, fazer caminhadas, levar as crianças para brincar, participar de atividades coletivas, ler sozinho ou em grupo, juntar os amigos para cantar e tocar, assistir apresentações de música, teatro e dança, enfim, atividades que só fazem bem ao espírito humano. Nesses parques as pessoas reúnem-se e não estão receosas de serem assaltadas, sofrerem algum tipo de violência, pois além de haver segurança pública que realmente funciona, na cidade dos meus sonhos, a violência é praticamente zero.

A cidade com a qual eu sonho há muito boas opções de serviços públicos gratuitos de saúde e educação. Não faz sentido, na cidade dos meus sonhos, alguém que já paga impostos ter que colocar o filho para estudar em escola particular ou se valer de planos de saúde privados para ter bom atendimento médico-hospitalar. O dinheiro dos impostos dos cidadãos da cidade com a qual eu sonho é muito bem empregado.

A cidade com a qual eu sonho possui boa segurança pública, como já mencionei acima. Porém, essa segurança pública está mais voltada para a prevenção do que mesmo para o combate à criminalidade pois, na cidade com a qual eu sonho, há muita justiça social. Não é preciso ser doutor em ciências sociais para entender que boa parte da violência galopante que assola o mundo real – não a cidade com a qual eu sonho – é fruto em grande parte da desigualde e das injustiças sociais às quais o povo está constantemente submetido. Quando há menos desigualdade social e boa oferta de serviços públicos de qualidade, como saúde, educação, moradia, lazer, dentre outras coisas, não há terreno fértil para a violência florescer!

A cidade com a qual eu sonho é administrada por homens e mulheres com alto grau de consciência coletiva, possuidores de senso ético e moral bastante aguçado e que entendem que o bem comum é inviolável. Os cidadãos da cidade com a qual eu sonho também são possuidores de boa educação, não somente educação técnica voltada para o bom desempenho de suas atividades laborais, mas também muito boa educação política. Dessa forma, os cidadãos são participantes ativos nas decisões acerca do futuro da cidade.

Esta é a cidade com a qual eu sonho… Sonhar não custa nada…

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s