[ Dicas para Evitar Acidentes no Trânsito de Sobral ]

Esta lista foi surgindo ao poucos no Facebook. E acredito que ela pode até não ter fim, pois a cada dia, na minha vida como condutor de um veículo pelas ruas de Sobral, me deparo com situações, muitas vezes de tirar, não somente o fôlego, mas principalmente, a paciência!

E se você nunca veio à Sobral, essa lista pode ser altamente útil também!

Sugestões são muito bem vindas! Sintam-se à vontade em contribuir através de comentários! 😉

1a Dica

Quando você estiver parado em um sinal vermelho e ele mudar para verde não saia imediatamente! Espere dois segundos pois geralmente alguém cruzará na sua frente avançando o sinal que está vermelho para ele!

2a Dica

Se você estiver em uma via preferencial não confie plenamente no que os demais condutores que estão em outras vias não preferenciais sabem acerca de vias preferenciais. Ele pode acreditar que a preferencial é dele e não respeitar o seu direito.

3a Dica

Quando o condutor a sua frente ligar a seta indicando que irá dobrar, seja para a esquerda ou direita, tenha muita cautela. Ele pode fazer virar para o lado contrário da seta que ele ligou ou simplesmente não virar!

P.S.: Não sei o que é pior, se é isso ou a moçada que acredita que os demais condutores fizeram um curso de artes adivinhatórias e sequer ligam a seta

4a Dica

Se você estiver trafegando em uma via de mão única tenha muita atenção pois pode surgir do nada alguem vindo na contra-mão achando que ali se trata de uma via de mão dupla.

Principalmente se essa via for a Av. Pericentral no trecho próximo à estação ferroviária.

5a Dica

Se você estiver conduzindo um veículo, seja um carro de passeio, utilitário, ou até mesmo um caminhão, e precisar dobrar para entrar em alguma rua, olhe atentamente para o retrovisor do lado que você está fazendo a curva pois pode surgir um “motoqueiro fantasma” querendo entrar junto com você e ao mesmo tempo tentando quebrar aquela Lei da Física que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo!!

6a Dica

Se você estiver conduzindo um veículo automotor qualquer, seja de duas ou quatro rodas, e avistar o semáforo passar do verde para o amarelo, é melhor diminuir a velocidade e não tentar passar (a famosa situação “vai que dá”) pois geralmente algum outro condutor está monitorando a mudança do sinal e já começou a avançar sem mesmo esperar o sinal dele mudar do vermelho para o verde!

7a Dica

Ao avistar uma van, topic, lotação ou qualquer veículo do gênero, estacionado desembarcando ou embarcando passageiros, tenha muito cuidado e atenção. Se possível até diminua a velocidade! Geralmente os condutores desses veículos acima citados não sinalizam quando vão sair e o fazem repentinamente!

8a Dica

Esta dica não é sobre o comportamento de muitos condutores da nossa cidade mas sim a respeito de uma via.

Ao vir de Massapê e entrar em Sobral não se empolgue muito com a velocidade por estar em uma via duplicada pois nessa via há um detalhe altamente curioso: ela “desduplica” e “reduplica” em dois pontos.

Em um deles, caso você não tenha muita atenção pode ir de encontro a um barzinho que ficou bem na beira da estrada. Os frequentadores desse bar devem se sentir naquela música do Erasmo Carlos (“estou sentado a beira de um caminho…”). No segundo ponto de “desduplicação” você pode acabar esbarrando em um mercadinho!

Portanto, olho vivo, cuidado, e nada de muita velocidade!

P.S.: Além das questões acima citadas, a população resolveu fazer uns retornos clandestinos no canteiro central da via para poder passar com motos e bicicletas. Isso em vários trechos, sendo assim, cuidado com os “motoqueiros fantasmas”!

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s