É muito mais fácil arrumar um bode expiatório…

Segundo a Wikipédia, “o bode expiatório era um animal que era apartado do rebanho e deixado só na natureza selvagem como parte das cerimônias hebraicas do Yom Kippur, o Dia da Expiação, a época do Templo de Jerusalém. Este rito é descrito na Bíblia no livro do Levítico.

Em sentido figurado, um “bode expiatório” é alguém que é escolhido arbitrariamente para levar (sozinho) a culpa de uma calamidade, crime ou qualquer evento negativo (que geralmente não tenha cometido). A busca do bode expiatório é um ato irracional de determinar que uma pessoa ou um grupo de pessoas, ou até mesmo algo, seja responsável de um ou mais problemas sem a constatação real dos fatos.

A busca do bode expiatório é um importante instrumento de propaganda. Um clássico exemplo são os judeus durante o período nazista, que eram apontados como culpados pelo colapso político e pelos problemas econômicos da Alemanha.

Os grupos usados como bodes expiatórios foram (e são) muitos ao longo da História, variando de acordo com o local e o período”.

Pois muito bem…

Agora que já conceituamos BODE EXPIATÓRIO vamos examinar alguns desses caprinos pagadores de pecados que foram e são criados pela nossa sociedade.

Para a população em geral o bode expiatório preferido é o GOVERNO e por tabela os POLÍTICOS. Tudo é culpa deles! Se a cidade não está legal é culpa do Governo Municipal. E o mesmo vale para o Estado e para a Nação. Uma vez eleito o bode, pronto, todos os pecados daquela população estarão expiados. Todo mundo absolvido. Ninguém tem culpa de nada, a não ser o pobre do bode expiatório!

Para o GOVERNO e POLÍTICOS GOVERNISTAS a lista de bodes expiatórios é maior. No campo da economia o bode predileto é a crise internacional que sempre atrapalha os planos do governo. E assim, o que o governo faz fica isento de qualquer culpa, afinal de contas, o bode já fora escolhido para expiar os pecados. No campo da política o bode preferencial é a oposição. Tudo é culpa da oposição que só critica e nunca colabora, nunca apresenta propostas para melhoras. Os situacionistas, coitados, vivem sempre a devotar sua vida em prol da causa que os oposicionistas só querem derrubar.

Na saúde, no ano passado, surgiu um bode branco. De uma hora para outra, começaram a colocar a culpa de todas as mazelas da saúde de nosso país nos médicos brasileiros. E aí foi uma verdadeira caça às bruxas. Ainda houve tentativas de separar o joio do trigo, quando em alguns ataques se dizia coisas do tipo “nem todos os médicos são assim tão perversos…” Bem, no final das contas, creio que para uma imensa maioria da população o doutor estava mais para o monstro do que para médico.

Para quem é de direita (coisa difícil de se ver no Brasil alguém assumir que é de direita) a culpa é da esquerda. E quem é de esquerda culpa é da direita.

Quem é socialista, culpa o capitalismo por tudo de ruim que acontece a si e aos demais! Já para o capitalista, bem, a culpa é dos socialistas!

A lista tende ao infinito e já deu para perceber que no final das contas é sempre uma tentativa de simplificar aquilo que é deveras complexo. Não dá mesmo para reduzir questões complexas, que possuem inúmeras variáveis a um simples maniqueísmo, uma luta do bem contra o mal. A solução simplista não pode ser aplicada quando se tem tantas variáveis, tantos agentes e tantas consequências. Ah, como seria bom se todo esse complexo mundo que foi sendo construído pela raça humana ao longo de sua existência desde a época das cavernas (ou melhor, das árvores, né?!) pudesse ser “consertado” na base das soluções simples, ou na simples eliminação do bode expiatório!

Escolher um bode expiatório para colocar-lhe a culpa de tudo de ruim que acontece é a solução mais simples e que não requer muito esforço mental. Ninguém precisa se dar ao trabalho de pensar em soluções mais elaboradas, basta eliminar o bode expiatório e pronto, todos os problemas estarão resolvidos!! E se surgirem outros? Não tem problema, arruma-se outro bode expiatório para pôr-lhe a culpa e estamos resolvidos!!! Assim sendo, a solução através do bode expiatório é a predileta de quem não quer se dar ao trabalho de pensar, de quem não quer debater ideias contrárias às suas, de quem não consegue encarar os próprios erros, de quem não tem maturidade para receber críticas!

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s