[ Nossa jovem democracia ]

Se olharmos com bastante atenção para a nossa história enquanto nação iremos constatar que nossa democracia ainda é bastante jovem.

Não vamos cair no lugar comum de acreditar que a nossa nação nasceu em 1500 quando Cabral foi encontrado pelos nossos índios. No máximo a nação brasileira pode ter nascido com a proclamação da república e olhe lá!!!

Mas avancemos um pouco…

No início do século XX nosso país vivia os seus primeiros anos como uma república. Não era a república dos sonhos mas já era alguma coisa.

Avancemos mais… Vamos até o golpe militar. Um marco da história da nossa democracia, isto é, o momento que  democracia deixou de existir em nosso país.

Depois que a ditadura se foi elegemos um presidente que governou por pouco mais de dois anos e que sofreu um impeachment por conta de um escândalo de corrupção.

Vejam, caros leitores, que nossa democracia é tão jovem que nos falta repertório para imaginar soluções políticas diferentes das que já vimos na prática. Ou seja, o país acaba sempre diante dos mesmos velhos, antagônicos e piores desfechos para as nossas aflições: o Golpe Militar x Impeachment.

Será que já não passou da hora de pensarmos fora desses padrões repetitivos e procurarmos soluções mais negociadas e criativas para nossos problemas?

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s