[ O Poder do PMDB ]

Brasilia Sociedade Secreta

Não é de hoje que ouve-se um choro e ranger de dentes de muitos ao reclamar do PMDB.

O PMDB, desde que o regime militar deixou de existir, sempre foi governo. Basta dar uma olhadinha na recente história. E isso lembra uma piada que há tempos ouvi: uma pessoa perguntou a um importante político do PMDB porque é que o PMDB sempre era governo. Ao que o ilustre político respondeu:

– Nós sempre somos governo! Que culpa temos se de quatro em quatro anos o Governo pode mudar?! Mas sempre seremos governo!

A estratégia do PMDB tem-se mostrado vitoriosa pois o mesmo, apesar de ser governo, dificilmente está na vitrine. A última vez que o PMDB quis ser protagonista, se não me engano foi com a tentativa do ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, quando se candidatou a presidente em 1994. Depois deste ano o PMDB “contenta-se” em ser vice ou ter o mando de campo do Congresso Nacional.

Hoje o PMDB é o principal sócio do condomínio político que dá sustentação ao atual governo e que vem dando sustentação ao longo destes doze anos. E aí é que fica curioso ver os queixumes contra o mesmo.

Mas o PMDB é aquele tipo de entidade política da qual se deve manter uma distância segura: nem muito perto nem muito longe.

Diante dos acontecimentos das últimas semanas e até mesmo do que vem rolando ao longo dos últimos quatro anos, é possível afirmar sem medo de errar que não é o Governo que possui uma base aliada mas sim uma base aliada que possui um Governo. Infelizmente, o Governo está nas mãos da base aliada que tem como líder o seu principal sócio: o PMDB.

E há alternativa a isso tudo?!

Sim, há! Basta que os eleitores parem de eleger os políticos do PMDB!! Simples assim mas nem tanto! Desde que houve a redemocratização ainda não apareceu um partido para tirar do PMDB todo o seu poder de influência nas massas eleitorais. É curioso notar que o PMDB, antigo MDB, foi uma das principais forças contra o regime militar. Ou seja, ele foi protagonista no processo de redemocratização do país. O que ninguém imaginava é que com o tempo o seu poder aumentasse tanto a ponto do PMDB ser indispensável para quem quiser governar a nação. Enquanto não surgir uma nova força política, pelo visto, o jeito será aquele partido que estiver ocupando a cadeira de presidente da república render-se aos caprichos do seu maior sócio.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s