[ A Confiança é um dos Pilares da Sociedade ]

frase-a-confianca-perdida-e-dificil-de-recuperar-ela-nao-cresce-como-as-unhas-johannes-brahms-104627

“O cimento que torna possível a sociedade é a confiança depositada por seus membros entre si. Ela é reforçada por instituições adequadas, garantidas por um Estado (consentido) necessário, que precede a organização social”.

Delfim Netto Explica a Crise Mundial – Artigos do ex-ministro publicados por CartaCapital entre 2008 e 2013

 

Este texto é sobre confiança!

Resolvi iniciá-lo com duas citações justamente para chamar a atenção do leitor para o quanto é importante a confiança e que sem ela uma sociedade pode caminhar rumo a um estado de barbárie.

Olhando ao nosso redor percebemos que praticamente todas as relações humanas são baseadas na confiança. Sem confiança não há namoro nem muito menos casamento. Sem confiança não há sociedade entre duas ou mais pessoas. Sem confiança no piloto do avião ninguém teria coragem de embarcar. Enfim, a confiança é extremamente necessária.

Quando a confiança é abalada o prejuízo é imenso. É muito difícil restabelecer a confiança entre dois ou mais agentes quando esta foi ferida por algum motivo qualquer. Costumeiramente ficará no ar uma certa desconfiança. E quando essa desconfiança atinge níveis insuportáveis aí não tem mesmo como seguir adiante. É cada um por si…

É interessante notar que até mesmo na relação entre pessoas e instituições de um país, como por exemplo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, se não houver confiança por parte da população a tendência é que esta sociedade caminhe rumo a um estado de barbárie.

Faz algum tempo que noto em nosso país, este “lugar comum, junto daqui chamado Brasil, feito de três raças tristes, folhas verdes de tabaco e o guaraná guarani” que a confiança da população em suas instituições vem decaindo cada vez mais e mais.

Atire o primeiro mouse aquele que nunca ouviu alguém dizer frases como estas:

“Nenhum político é de confiança!”

“Não se pode confiar na justiça!”

“O prefeito (ou governador ou presidente) só faz prometer e não cumpre. Não confiamos mais em sua fala!”

Bastam estes três exemplos para podermos sentir o drama, a crise de confiança que há tempos se instalou em nosso país.

Tenho muito receito de que essa crise de confiança no leve a uma situação mais perturbadora ainda. Se não houver mais confiança nas instituições de um país o destino será o famoso cada um por si e mais e mais iremos ver cenas deploráveis de justiçamento.

Mas como tudo isso começou?

É necessário um estudo muito profundo para se encontrar a origem de tudo isso. Creio que isso foi se construindo ao longo do tempo enquanto a nossa nação vinha sendo formada. Infelizmente, ao que parece, esta crise de confiança só tem aumentado nos últimos anos.

Podemos perceber pelo menos que quando o Estado não cumpre com seu dever junto à população, a confiança desta naquele começa a ficar abalada. E isso vai se alastrando pelo tecido social ao ponto de que nem autoridades, nem leis, nem muito menos as instituições passem a ser respeitadas. O respeito a estes entes é fruto da confiança neles depositada, creio.

Há luz no final do túnel (e não é um trem vindo ao nosso encontro)??

Creio que sim. Enquanto há vida há esperança, não é??!! A solução para este quadro que se desenhou e continua se desenhando perpassa por uma profunda mudança social. A sociedade precisa abandonar esses valores, essas ideias, essas crenças de que suas instituições não merecem confiança. Porém, isso deve acontecer concomitante a um movimento grande por parte daqueles que fazem as instituições da nação. Este movimento deve ser tal que possa mostrar para a população que a confiança antes perdida pode ser reconstruída. É um caminho longo. Não é um projeto para uma ou duas gerações, mas talvez para várias e várias. Mas tem que começar a ser feito.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s