[ O que penso sobre o desejo de impeachment ]

esquizofrenia1

A meu ver parece que a nação vive um momento de esquizofrenia coletiva!

Sim, esse desejo de muitos de querer fazer o impeachment da presidente parece mesmo um surto psicótico!

Mas vamos deixar de lado estas questões de ordem psicológicas e vamos nos concentrar nas questões práticas.

A primeira pergunta que devemos responder acerca do impeachment é: Ele vai resolver os problemas do nosso país?

Definitivamente: NÃO!

O impeachment só poderá agravar mais ainda o quadro que aí está. Esta ideia um tanto quanto ingênua e ao mesmo tempo raivosa de achar que esta é a solução para os problemas do país se assemelha àquelas “soluções rápidas” que muitos imaginam serem possíveis para problemas complexos!

Já disse inúmeras vezes em meus posts na minha página pessoal no Facebook: Não é possível solucionar problemas complexos através de soluções simplórias! Não tem como mesmo! E os problemas de nosso país são altamente complexos!

Acreditar que o impeachment da presidente vai resolver os problemas é tão ingênuo e tolo como acreditar que bastará reduzir a maioridade penal para que os problemas de segurança de nosso país se resolvam. Ou ainda dentro desta seara, achar que basta colocar muita polícia na rua para também solucionar a coisa toda. Não dá! Pode até dar uma sensação de solução por algum tempo mas depois a coisa piora e muito.

E nem adianta traçar um paralelo com o impeachment do Collor! Que mania é essa que nosso povo tem de fazer comparações a acreditar que duas situações são iguais, equivalentes mesmo!?

O contexto político da época do Collor é bastante diferente. Não cabe mesmo fazer comparações pari passo. Naquela época, quando o Collor caísse a nação, a república iria continuar já que havia um amplo apoio ao seu vice, o Itamar Franco. E agora? O que temos aí?? Não é mesmo a mesma coisa!

Penso que a melhor coisa que se deve fazer é realmente deixar a presidente continuar seu mandato e nos mantermos vigilantes quanto a atuação dos demais agentes políticos. Percebo que este segundo mandato da presidente já começou cheio de problemas que vieram à tona repentinamente. Sabemos que os problemas não surgem de uma hora para outra assim tão de repente, eles vão se acumulando e uma hora a casa pode cair.

Negar que está havendo problemas também é tão perigoso quanto essa sanha por impeachment. É preciso muita coragem para admitir que escolhas equivocadas foram tomadas. Ao que parece ainda não surgiu essa coragem em nossa presidente. Apesar de que o Ministro da Fazenda já ter dito que sim, que escolhas equivocadas foram feitas.

O momento pede realmente muita calma e transparência. Entendo que vivemos um momento delicado em nosso história, em nossa jovem democracia. Mas também entendo que não é o momento de atitudes drásticas.

Um comentário sobre “[ O que penso sobre o desejo de impeachment ]

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s