[ Meditação acerca da ESPERANÇA ]

A_Espera_by_RiTaAnGeL

Este texto foi originalmente publicado como uma nota em meu perfil do Facebook (https://www.facebook.com/hudsoncostafotografo), em 20 de junho de 2011.

Depois que comecei a fazer o Bacharelado em Filosofia, notei que é uma prática comum neste curso entender a raiz das palavras, compreender os conceitos.

Hoje me peguei pensando acerca da palavra esperança.

Antes disso, vamos conversar um pouco com o bom e velho Sócrates…

Sócrates, vivia a perguntar aos seus contemporâneos. Ele chegava junto de um juiz, por exemplo, e questionava-o se ele era um homem justo, e de pronto, o magistrado dizia que sim, mas quando Sócrates perguntava o que era a Justiça, nem sempre o doutor da lei sabia respondê-lo. E assim acontecia com aqueles que se diziam virtuosos, que não sabiam o que era a VIRTUDE. Ou com aqueles que se diziam sábios, mas não sabiam o que era a SABEDORIA.

E afinal, o que é ESPERANÇA?!

Percebamos que podemos fazer uma análise, e análise é nada mais nada menos do que dividir um certo problema em partes menores, o famoso dividir para conquistar. De pronto encontramos a palavra ESPERA.

Desta forma, ter esperança é esperar. Esperar por um momento melhor. Esperar por um bom emprego. Esperar por um amor. Esperar… E não tem como não lembrar dos versos do Renato Russo, na canção Mais uma Vez (http://letras.terra.com.br/renato-russo/1213616/)

E é justamente nos versos do Renato que vamos encontrar a outra metade de nossa espera: ALCANÇA.

Portanto, ter esperança é esperar para alcançar. Mas não acredito que essa espera tenha que ser passiva. É possível esperar mas fazendo sempre acontecer. E o Nazareno Cabeludo, JC, segundo um de seus evangelistas, disse: “Ajuda-te e o Céu te ajudará”.

Quem acredita sempre alcança! 😉

 

P.S.: E diante do momento que vivemos em nosso país, ter esperança parece-me ser algo imprescindível para manter a sanidade mental!

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s