[ Crenças: o que seria da humanidade sem elas?]

Conhecimento-Diagrama

De acordo com a Wikipedia, crença é:

Crença é o estado psicológico em que um indivíduo detém uma proposição ou premissa para a verdade, ou ainda, uma opinião formada ou convicção.

Já que temos o nosso ponto de partida teórico, vamos ao que penso acerca das crenças que permeiam a nossa espécie humana.

Creio que sem um conjunto de crenças boa parte da humanidade teria muito mais dificuldade de suportar as dores existenciais. Sim, pelo visto somos a única espécie que possui plena convicção da sua finitude, de que sua existência é por um tempo não lá muito grande dentre outras convicções!

Desta forma possuir um conjunto de crenças é parte indispensável para até mesmo uma boa saúde mental.

Façamos um breve exercício mental, ou melhor falando, um experimento mental: imaginemos como seria a vida da espécie humana sem a crença de que cada um nasce com um propósito, com uma “missão” e que ninguém está nesta vida à passeio! Imaginemos ainda que não houvesse entre boa parcela dos humanos a crença de que após a morte biológica há uma vida espiritual num paraíso ou inferno para os quais se vai de acordo com o modo como você viveu!

O conjunto de crenças que cada um constrói ao longo da vida não se resume às questões de cunho espiritual. As crenças estão em toda a nossa vivência. Precisamos das crenças para sobreviver neste mundo.

Porém, as crenças individuais podem entrar em conflito com outras crenças. Não nos faltam exemplos. Os conflitos religiosos são a sua mais explícita expressão. E de forma muito parecida, encontramos uma verdadeira guerra quando se fala de crenças políticas.

Se focarmos somente na política,é muito comum ver que cada vez mais cada corrente crê que a verdade está com ela e que os demais vivem na ilusão. Mas o que mais me impressiona mesmo quando analiso a questão das crenças políticas é como de uns tempos para cá crer em um partido político ficou altamente semelhante a uma crença religiosa. Até dogmas muitos já tem!

Acredito, e isso também é uma crença, que não é saudável socialmente ficar nessa coisa de achar que somente aqueles que comungam de suas crenças, religiosas, políticas, sejam elas quais forem, é que estão com a verdade. O conceito de verdade há milênios que perturba os filósofos e até hoje não se chegou a um consenso e talvez nunca se chegará. O ideal mesmo é que possa haver respeito entre estas diferentes crenças, que afinal de contas são tão somente formas de pensar de ver o mundo.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s