[ Uma tragédia é uma sucessão de pequenos e grandes erros ]

titanic-1

O que afundou o Titanic foi o choque com um iceberg!

Opa!! Calma, calma, muita calma nessa hora!!! Não foi bem assim. Na verdade o choque com o iceberg foi tão somente o ponto final de uma lista de decisões equivocadas e erros que foram cometidos desde a saída do navio.

O exemplo do Titanic é excelente para ilustrar que nem sempre uma tragédia acontece apenas por uma única causa. Isso é fato em acidentes com navios, carros, aviões ou seja qual for o meio de transporte. Isso é fato em vários acidentes da vida. E isso também é fato quando olhamos para a situação política e econômica de uma nação.

Querer colocar a culpa em um único agente ou uma única variável pela situação que se encontra uma cidade, estado ou nação é simplesmente reduzir o problema. Pior ainda, é não considerar as outras causas e possíveis consequências.

Muito infelizmente, para a maioria das pessoas é preferível ficar com a análise superficial do problema e desconsiderar as demais variáveis. Fazer uma análise mais aprofundada irá requerer mesmo muito mais esforço mental e também a compreensão de muitos assuntos que fogem ao alcance intelectual de muitas pessoas. Mas se houvesse maior interesse em realmente aprender a respeito das causas e consequências de um determinado problema as pessoas iriam realmente procurar o aprofundamento.

A consequência mais nefasta das análises superficiais é que deixa-se de enxergar a verdadeira dimensão de um problema e as suas consequências futuras desperdiçando assim excelentes oportunidades de evolução e progresso.

Hoje vejo em nosso país que tanto as pessoas comuns como também as não-comuns, como nossos políticos e governantes, insistem em querer fazer análises altamente superficiais de diversas conjunturas. É muito confortável mesmo colocar a culpa de uma dada situação em um ou mais bodes expiatórios. Esta postura acaba isentando e até mesmo inocentando quem também tem culpa no cartório.

Sei que admitir a culpa ou parte dela por determinadas situações pode não ser a coisa mais agradável. Porém tapar o sol com a peneira e principalmente usar uma peneira de granulação alta também não é a melhor política para quem pensa a longo prazo.

Portanto, fujamos das explicações simplórias. Elas mais atrapalham que ajudam e também encobrem não somente os verdadeiros culpados por uma tragédia como também isentam outros tantos.

Lembre-se: fazer uma análise mais aprofundada acerca de uma situação dá mais trabalho mas somente ela é quem vai poder te mostrar o problema em sua totalidade. Compreender as causas de um problema hoje pode ser excelente para evitar problemas maiores no futuro!

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s