[ A Eterna Espera por um Salvador da Pátria ]

la_vida_de_brian

Não sei se posso dizer que isto seja um traço cultural da nossa gente ou é um reflexo de como foi sendo constituída a nossa nação, mas há tempos que noto que existe no inconsciente coletivo a eterna esperança de que surja um salvador da Pátria, uma espécie de Messias que vai livrar todos os brasileiros de suas mazelas cotidianas e que nos levará ao paraíso terreno.

Entra ano e sai ano, vem eleição e vai eleição, essa crença se renova!!! E lá se vai uma grande parcela da população acreditar que bastará eleger uma única pessoa para ocupar a cadeira de mandatário maior no poder executivo para que os problemas da cidade, estado ou país se resolvam.

Geralmente o que acontece com quase toda idolatria à seres humanos é que mais cedo ou mais tarde surge a decepção. Claro que a decepção vai pintar uma hora ou outra. Seres humanos são falhos! É muita ingenuidade, muita infantilidade mesmo, criar uma idolatria a um ser humano. As pessoas idealizam demais os seus ídolos!!! E quando este ídolo é um político a idolatria ou pode conduzir a uma imensa decepção quando este falhar ou a uma cegueira que impede o idolatrador de reconhecer os erros do seu ídolo e passar a crer em teorias conspiratórias mil!

Além dessa crença some-se a ela a crença de que o Governo, o Estado em si, possui uma espécie da varinha mágica que basta a vontade do governante de plantão para que tudo se resolva!!! Não é tão simples assim!!! Se fosse não haveriam problemas!!!!

Um elemento comum a estas crenças é que para os que creem a solução dos problemas não passa pela iniciativa pessoal de cada indivíduo. Ou seja, quase ninguém quer participar na hora de resolver o problema. Desta forma o pensamento vigente é: “Resolvam este problema por mim!!! Eu não quero me mover para resolver isso! Isso é obrigação do Governo!!” E assim, fica um sem número de pessoas de braços cruzados esperando que o Salvador da Pátria da hora resolva todos os problemas!!! Afinal de contas, se há um salvador da pátria para resolver tudo pra que vou querer me meter nisso!!???

Será que já não está mais do que na hora de mudar esse padrão de pensamento??? Será que já não está no tempo de parar de acreditar que um Messias político descerá dos céus, ou melhor, surgirá das urnas e que usando a sua varinha de condão resolverá todos os problemas do país, estado ou município!!!?? Será que não está no momento de despertarmos deste sonho ingênuo de acreditar em salvadores da pátria???

Pode parecer pessimista, posso dar a entender que perdi a esperança, mas faz tempo que não creio que virá um salvador da pátria.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s