[ Jogar fora a Velha Roupa Colorida ]

tumblr_mc0gxxMw4J1qdoy1wo1_500

Já dizia Belchior nos versos da canção Velha Roupa Colorida:

Você não sente, não vê
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer
O que há algum tempo era  jovem, novo
Hoje é antigo
E precisamos todos rejuvenescer

Belchior, assim como outros cantores souberam muito bem mostrar através dos versos de suas canções aquilo que há tempos os filósofos gregos já nos diziam: tudo está em movimento, tudo está em curso de mudança.

Por mais que queiramos nos prender a nossos portos seguros, nossas zonas de conforto, uma hora, cedo ou tarde a mudança bate a nossa porta, surge em nosso caminho, nos manda um telegrama, ou e-mail. Enfim, a mudança vem.

Peço ajuda novamente ao grande Belchior, ainda nesta mesma canção ele nos diz:

No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais

A metáfora que o compositor usou nestes versos, creio eu, se refere aos pensamentos, às ideias. Sim, pensamentos e ideias velhas, são mesmo como roupas que não nos servem mais. Já dizia o cabeludo há cerca de dois mil anos que é preciso o homem velho morrer para o homem novo nascer (acho que é assim. Não sou um expert em Bíblia!).

Mas não é fácil livrar-se dessas roupas que não nos servem mais. As velhas roupas coloridas muito deram sentido à nossa existência. Mas pode chegar um momento que elas já não cabem em nós, que é preciso mesmo mudar. E mudar, muitas vezes, dói muito. A metáfora empregada por JC, é bastante contundente quando fala em morte. Mas se observarmos bem, livrar-se das velhas roupas coloridas se assemelha mesmo a matar alguém. Afinal de contas, estas ideias é que de certa maneira diziam quem somos ou éramos. Mudar um padrão de pensamento é realmente matar alguém.

Para finalizar recorro mais uma vez aos versos da canção do ilustre cearense:

O que há algum tempo era novo, jovem
Hoje é antigo
E precisamos todos rejuvenescer

Se tudo está em constante mudança, se a impermanência é a regra, se tudo está mesmo em movimento, então mais uma vez Belchior foi brilhante! Muito do que ontem achávamos de vanguarda, moderno, uo to date, já não é mais. Acredito que reconhecer que precisamos rejuvenescer é fundamental para não pararmos no tempo. Muita gente, por conta de um imenso apego as velhas roupas coloridas da mente não percebe essa passagem do tempo, ou que seu presente é muito diferente do que fora seu passado. E assim, muitos sofrem por conta disso.

Finalizo este texto no qual fui ajudado por Belchior e os versos de uma de suas mais belas canções, recorrendo a outra canção, desta vez recorro a um roqueiro da velha guarda do rock nacional. Estes versos do Lulu Santos complementam o que já disse Belchior:

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s