[ O Tribunal do Facebook ]


É muito comum ver postagens, inclusive de pessoas muito amigas e queridas, com expressões deste tipo:

– Olha só que esse(a) FDP…

– Vejam o que esse(a) canalha disse…

– Esse(a) é muito pilantra mesmo…

– Quero ver esse(a) mentiroso(a)…

– Esse sujeito é mesmo muito mal caráter…

– Isto é um(a) ladrão(a) safado(a)…

A lista de agressões tende ao infinito. Nem adianta prolongar mais ainda.

Bom, mas o que eu quero dizer mesmo é que quando vejo isso em um post ou comentário já tenho a impressão de que a pessoa que escreveu já julgou, condenou e executou o alvo de sua agressão. E ponto final. Mais um que vai pra vala comum do Tribunal do Facebook.

Muitas vezes nem chego a terminar de ler o post ou comentário depois que encontro alguma dessas expressões pois considero perda de tempo e desperdício de energia mental ler coisas desse tipo, sem falar que acabo fazendo o que o autor do post quer que façamos: dar-lhe audiência, plateia, ou como muitos gostam de dizer, IBOPE.

Mas quando resolvo ler até o final (semelhante àquelas vezes que estamos assistindo um filme muito ruim mas vamos até o final só para ver onde aquilo vai dar) não consigo encontrar melhores argumentos que me façam concluir que o alvo das agressões realmente seja um FDP, canalha, pilantra, mentiroso, mal caráter ou ladrão safado!!! Ou seja, é uma agressão barata que visa tão somente denegrir a imagem do alvo. Somente.

Fico me perguntando, como bom estudante de Filosofia (apesar de estar com a matrícula trancada) o que leva alguém a escrever palavras tão agressivas contra outro alguém sem nem ao menos expor os motivos que o levaram a tal ato, ou de apresentar argumentos que realmente nos levem a crer que o alvo é aquilo mesmo que ele está dizendo??!! Especialmente quando o alvo é chamado de ladrão.

Outra coisa que passa pela minha mente é: será que o autor das agressões não se dá conta de que pode estar destruindo a reputação de uma pessoa? Que pode estar difamando essa pessoa apenas para descarregar a sua ira??!!

É mais curioso ainda quando vejo, até mesmo pessoas muito amigas e próximas, que agridem outras com palavras, que tentam destruir a reputação de alguém, clamar por menos agressividade nas redes sociais, menos incitação ao ódio, mais amor, mais compreensão, et cetera, et cetera, et cetera e tal…

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s