[ É mais fácil prever depois que aconteceu ]

o-sinal-e-o-ruido-nate-silver-livro-novo-10817-MLB20035701271_012014-O
“É muito mais fácil separar sinais relevantes e irrelevantes depois do evento, quando obviamente, um sinal claro como água; hoje, podemos ver que havia sinais de um desastre iminente, pois o desastre aconteceu. Antes, porém, o evento é obscuro e carregado de significados conflitantes. O sinal chega ao observador envolto em uma atmosfera de “ruído”, ou seja, na companhia de todos os tipos de informações inúteis e irrelevantes para a previsão de determinado desastre”.

Nate Silver, em O Sinal e o Ruído – Por que tantas previsões falham e outras não

Este livro trata de previsões e, como o subtítulo evidencia, porque é que tantas falham e outras não, tudo a partir de uma análise bem científica e fundamentada em estatísticas.

O trecho acima trata justamente de um fenômeno que acontece muito, especialmente quando acontece alguma fatalidade ou desastre. Aquela velha sensação de que o desastre poderia ter sido evitado pois haviam vários sinais evidenciando isto. Porém, estes sinais só ficam evidentes depois que acontece a fatalidade. Muito dificilmente, no decorrer das ações alguém consegue enxergar estes sinais em meio a tanto ruído.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s