[ Crescimento x Desenvolvimento ]

estatistica
Quando alguém enaltecer o crescimento econômico de um lugar, seja um município, estado ou país, tenha cuidado para não embarcar em uma afirmação um tanto quanto falaciosa.

O crescimento econômico se refere apenas à produção de bens materiais, o desenvolvimento é um conceito muito mais amplo, incluindo o nível de educação da população, o bem estar social, a eficiência dos serviços públicos, a distribuição adequada da renda e o volume da produção científica e cultural de um lugar. Na verdade, o desenvolvimento, e não o crescimento econômico, é o que determina a qualidade de vida de um povo.

Crescimento econômico sem desenvolvimento pode até piorar a qualidade de vida. Cresce o número de automóveis nas ruas, mas aumentam os acidentes e congestionamentos. Crescem os níveis de consumo, mas aumentam os conflitos e a violência, pois falta educação de qualidade que prepare a população para essa nova prosperidade.  Cresce o lixo gerado pelo aumento do consumo e com ele a agressão ao meio ambiente pela falta de mecanismos eficientes de disposição desse lixo.

Você pode até estar vivendo em um lugar que se vangloria de seu pujante crescimento econômico.  Mas será que esse crescimento está acompanhado de desenvolvimento??!! A resposta a esta pergunta pode jogar por terra muita coisa que já lhe disseram e colocaram como verdade. Pense!!!

😉

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s