[ Brincando com os números ]

anhevb1349851176506Existe uma tênue fronteira entre a realidade expressa por certos dados e a fantasia que pode ser construída quando estes dados são apresentados a uma coletividade ou plateia.

Usar percentual ao invés dos números absolutos é um recurso bastante comum quando se deseja encantar a torcida!!!

Vou usar um exemplo da minha vida estudantil.

Este fato aconteceu quando fui estudante do curso de Tecnologia da Construção Civil, mais precisamente na disciplina Cálculo II, ministrada pelo Prof. Emilson Saraiva.

Havíamos feito a AP I e o resultado foi horrível!!! Quase toda a turma tirou 1.0!!! Sim, piu!!!

Na AP II a situação quase se repetiu. A turma quase toda tirou 2.0!!!! Foi quando um colega muito espirituoso e também cheio de um sentimento pollyanesco, disse:

“Professor, veja que houve uma melhora na turma!!! Melhoramos 100%!!!! De 1,0 passamos para 2,0!!!”

Todos riram e muito!!

Os números realmente mostraram que houve uma melhora de 100% na nossa turma. Porém essa melhora se for vista com mais cuidado, com uma lente de aumento, não foi de fato uma melhora por ainda estarmos muito abaixo da média que é 7.0.

Claro que a situação descrita carrega nas tintas. Porém, é possível fazermos várias ponderações quando nos são apresentadas melhoras em determinados indicadores, sejam eles sociais ou econômicos. As melhoras que são anunciadas podem não ser de fato. Mas para perceber isso é preciso olhar com a tal lente de aumento, é preciso ler nas entrelinhas. E isso é tarefa para quem, em primeiro lugar, se dispõe a fazer e também para quem tem tempo.

Os números não mentem mas podemos fazer eles dizerem aquilo que queremos ou pelo menos maquiar um pouco a situação. Especialmente quando nos valemos de estatísticas.

Outro detalhe importante além de verificar os números absolutos e não somente suas representações em percentual é ver a série histórica de dados e os referenciais de comparação

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s