São direitos! Não são favores!

illustration cartoon seamless city map

illustration cartoon seamless city map

São direitos de quem vive em uma cidade (e deveres de quem gere a mesma):

  • Ter acesso a serviços públicos de boa qualidade. Aqui podemos citar: escolas e serviços de saúde públicos. Cabe também nesta categoria de serviços públicos de boa qualidade o saneamento básico.
  • Espaços públicos para lazer. Entendamos como espaços públicos de lazer as praças, parques, bosques, enfim, todo e qualquer espaço em que a coletividade pode ir e que é mantido, preservado e conservado pelo poder público.
  • Condições de trafegar, de se deslocar pela cidade. Ruas e calçadas trafegáveis sem buracos. Ciclovias para aqueles que usam bicicletas. Transporte coletivo que atenda o maior número possível de pessoas diminuindo assim a necessidade de usar veículos (carros ou motos) particulares e consequentemente gerando menos tráfego nas ruas, menos poluição sonora e do ar.
  • No que se refere a conservação e limpeza da cidade, também é direito de cada habitante viver em uma cidade limpa e que tenha seus bens públicos devidamente preservados e conservados. Aqui podemos citar que iluminação pública funcionando devidamente também se constitui um direito de cada habitante.

Estes são apenas alguns direitos e estão postos de maneira bastante resumida.

É muito importante entender que compete aos gestores públicos proverem todos estes direitos. Fazer isso não passa de mera obrigação daqueles que estão gerindo uma cidade. E portanto não deve ser motivo de espanto e de grande admiração o fato de um gestor fazer o que tem que ser feito.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s