[ O Mal do Messianismo ]

image

O grande mal do messianismo não é nem quando os candidatos a messias assenhoram-se da verdade, mas quando se tornam comandantes pairando acima do bem e do mal arrebanhando milhares e até milhões de pessoas que, bovinamente, os percebem realmente como senhores da verdade e messias que estão na Terra para salvá-los.

Enquanto o rebanho de seguidores (ou devotos) vai se formando a doutrinação vai ficando cada vez mais intensa já que tem aqueles doutrinados que mais facilmente se encantam com os discursos e entendem que sem seguir aquele líder não serão felizes. Quando a doutrinação se calcifica na mente muito dificilmente será possível removê-la. Nos casos mais graves nem mesmo se o líder messiânico for enquadrado em alguma ação ilícita ou criminosa os seus seguidores o abandonarão. Pois tenderão a acreditar sempre na inocência do líder e que o mesmo é vítima dos seus perseguidores.

O líder messiânico é perigoso. Os liderados mais radicais podem passar a viver em uma realidade completamente diferente da vida real de fato. Podemos perceber até mesmo um certo traço de esquizofrenia. O liderado tenderá a negar tudo aquilo que não está de acordo com a doutrina, sendo a doutrina a única portadora da verdade e seus propagadores são os únicos a quem se deve dar crédito.

E onde os líderes messiânicos encontram terreno fértil para surgirem e crescerem?! Geralmente entre populações que estão passando por algum momento turbulento ou até mesmo que nunca souberam o que é uma vida mais agradável. A História está repleta de exemplos.

É muito difícil combater as idéias de um líder messiânico especialmente quando este já possui um grande rebanho de seguidores devidamente doutrinados e prontos para negar qualquer coisa que não seja a sua doutrina. Sem falar que o líder messiânico ainda pode se tornar um mártir para seus seguidores.

É preciso estar muito vigilante para não se deixar levar pelo discurso messiânico.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s