[ É cada vez mais fácil manobrar as massas raivosas ]

the-simpsons-movie-957copia[1]

Conversando recentemente com um colega professor, concluímos que nesses tempos cada vez mais tensos, onde as pessoas estão com suas paixões político-partidárias cada vez mais exacerbadas e exageradas, onde a irracionalidade ganhou espaço privilegiado, onde a emoção fala mais alto e silencia a razão, criou-se terreno fértil para os manipuladores das massas raivosas.

Manipular uma massa raivosa é bastante simples: basta você dizer, falar, escrever, ou no linguajar das redes sociais digitais, postar qualquer coisa que tenha como alvo o objeto de ódio e raiva daquela massa. Não há espaço na mente dessas pessoas para a ponderação, para o ceticismo, para a dúvida.

O mais preocupante nisso tudo é que por mais absurda, por mais surreal, pois mais inacreditável que seja o que você diz ou posta ou compartilha na rede social sobre o objeto de ódio daquela massa raivosa, haverá nela grande aceitação. A maioria irá tomar aquilo que você disse ou posta como uma verdade e ainda vai reverberar, fazer coro.

E qual a origem desse comportamento?

Fácil explicar. Quando uma massa de pessoas está contaminada com um sentimento de raiva ou ódio em níveis elevados, seu pensamento racional é anulado quando é dito algo que alimente o seu sentimento de ódio ou raiva. Podemos dizer que essas pessoas acabam viciadas em ódio contra determinado objeto. E assim como qualquer pessoa que está viciada em algo, caso você alerte alguém dessa massa que ela está com esse vício a primeira reação dela será negar.

Não sei onde iremos parar com tais comportamentos. A única certeza que tenho é que está muito, muito fácil mesmo manobrar as massas raivosas. Basta alimentar sua raiva, seu sentimento de ódio por alguma coisa, ainda que o alimento dado seja algo absurdo.

O pior é que quando se chega nesse nível não há nem como ter mais um debate racional. A estupidez já tomou de conta de corações e mentes.

 

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s