[ O Assim-mesmismo – Um Grande Mal para Um Povo ]

O assim-mesmismo é uma doença social. Ela acomete as pessoas de uma dada sociedade quando elas começam a perder a crença em dias melhores, a desacreditar que um futuro melhor que o presente é possível, quando elas passam a ter uma postura altamente conformista.

Há quem diga que o assim-mesmismo é o mais elevado grau do sentimento de conformação. É quando alguém passa a acreditar que a sua condição e o que acontece ao seu redor ou na sua sociedade é algo que não pode ser mudado. Nos casos mais graves, acredita-se até que seja uma coisa de destino. E aí o assim-mesmismo se apresenta como sendo uma variante do assim-que-tem-que-ser-mesmismo.

Os acometidos pelo assim-mesmismo tradicionalmente dizem: “Não podemos, ou não posso fazer nada… É assim mesmo…”.

Quem sofre de assim-mesmismo quando lê ou ouve uma notícia sobre violência, desvios de dinheiro público ou privilégios legais, porém imorais, nepotismo, indicações que não levam em consideração parâmetros técnicos mas sim puramente políticos, dentre outras tantas coisas erradas, simplesmente diz: “É assim mesmo…”

Tratar uma pessoa que sofre de assim-mesmismo é muito difícil. O primeiro grande desafio é fazer com que a pessoa aceite que sofre dessa patologia. É muito difícil fazer alguém abandonar a postura conformista dos que sofrem dessa enfermidade. Especialmente quando a pessoa além do assim-mesmismo desenvolve o assim-que-tem-que-ser-mesmismo. São duas doenças graves que paralisam os seus portadores.

E quando essa doença vira uma epidemia em uma sociedade, a coisa fica mais grave ainda. Ao chegar a este nível temos ou um processo de estagnação social, de conformismo generalizado ou até mesmo um retrocesso.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s