[ Os Novos Nômades ]

imgb041

No alvorecer da humanidade éramos nômades errantes. Vivíamos mudando de lugar para garantir a nossa sobrevivência. Quando a comida ficava escassa em uma dada região, lá se iam os nossos antepassados buscar alimentos em outras regiões. Tudo isso mudou quando a humanidade desenvolveu a agricultura e assim deixou para trás aquela vida, e nos tornamos sedentários. Um parêntese. O sedentarismo dos povos pré-históricos nada tem a ver com o sedentarismo do homem moderno. Fecha parênteses.

Hoje em dia ainda se pratica o nomadismo para garantir a sobrevivência. Claro, há muitas populações que vivem nos desertos que ainda cultivam esses hábitos bem como os ciganos. Podemos também incluir os artistas circenses. Afinal de contas, os circos vivem mudando de cidade em cidade.

Mas quero falar aqui de outro tipo de nômade: o nômade político. O nômade político vive mudando. Não de lugar mas de partido. Um dia está em um partido, noutro momento está em outro. Tudo isso para garantir a sua sobrevivência. Porém essa sobrevivência é a sobrevivência política. Quando sentem que a sua vida política está ameaçada, debandam para outra agremiação.

Os políticos nômades acabam gerando os eleitores nômades. Estes eleitores nômades, bovinamente seguem os políticos nômades para onde quer que eles vão, passando assim a pastarem em outras paragens, defendendo seus guias e aguardando o momento de uma nova migração…

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s