[ Os Devotos do Mundo Facebookeano ]

raul_spinasse.agencia_a_tarde.estadao_conteudo

No mundo facebookeano há basicamente dois tipos de devotos: aqueles que têm devoção religiosa, que confessam alguma fé e aqueles que possuem devoção por um partido político e assim como os primeiros, confessam alguma fé no partido.

Os devotos religiosos têm o costume de, na maior parte de suas postagens publicar algo relacionado à sua fé. São mensagens que falam de suas divindades e das práticas de sua religião.

Já os devotos de partidos também possuem seu conjunto de práticas.

Percebo que para muitos devotos de partidos políticos todo dia eles devem fazer alguma demonstração para confessar e afirmar a sua fé na doutrina do partido. De maneira geral o ritual de afirmação da crença no partido consiste em:

– Compartilhar o máximo possível JPEGs que trazem mensagens de ataque e acusações aos adversários do partido. Assim como muitas religiões possuem um inimigo a ser combatido, uma força do mal a ser vencida, os devotos de partidos encaram muitos de seus adversários dessa maneira. Ao que parece muitos devotos de partido parecem não terem outra ocupação ao longo do dia (e na vida) a não ser professar sua fé nas redes sociais digitais.

– Publicar exaustivamente reportagens e matérias produzidas pelos principais doutrinadores do partido. As religiões possuem seus profetas, mestres e outros percebidos como seres iluminados que vieram ao mundo para divulgar a palavra e salvar das trevas diversas almas. Assim também é na devoção político partidária. Não faltam pessoas que são seguidos e aceitos como verdadeiros profetas, mestres inspirados que vem ao mundo para levar luz àqueles que se encontram na escuridão da ignorância. Aqui cabe também desqualificar toda e qualquer fonte de informação que não esteja alinhada com a doutrina do partido, ou todo e qualquer “profeta” ou “mestre” adversário .

– Louvar e exaltar as principais figuras (ou divindades?!) do partido através de exaustivos compartilhamentos de JPEGs e reportagens produzidas pelos veículos doutrinadores e pelos “profetas”. Aqui também vale dizer que o devoto partidário jamais acredita em outra fonte de informação que contradiga o que disseram os doutrinadores.

Os JPEGs, na maioria das vezes, na quase totalidade, são bem simplórios justamente para não necessitar de muito esforço mental por parte de quem lê. Suas mensagens dificilmente citam a fonte daquilo que é dito. O devoto partidário crê naquilo tão fortemente como o devoto religioso crê nos dogmas de sua religião.

E assim a profissão de fé do devoto partidário se confunde com a do devoto religioso.

Um dado curioso a respeito destes devotos partidários é que enquanto o devoto religioso espera alcançar o Paraíso ao morrer desde que passe a vida devotado à sua religião, o devoto partidário crê piamente que o Paraíso ao qual ele está predestinado será aqui mesmo em vida. Claro que ele entende que só terá direito a entrar neste Paraíso se for fiel aos preceitos do seu partido de devoção.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s