[ Recortes de realidades: o que o fotógrafo enquadra e o que ele deixa de fora ]

foto01

foto02

Estas fotos foram feitas no mesmo dia, 21/03/2007. Sendo que a primeira, a que mostra aqueles prédios ao fundo e uma porção generosa do Rio Acaraú, foi feita as 16:41. Já a segunda, a que mostra o porquinho “pastando” no lixo às margens do Rio Acaraú, foi feita as 16:56. Enquanto eu fazia a primeira foto, a cena da segunda se passava às minhas costas. Eu só fiz me virar para fazer a foto. Ok?!

Qual seria seu julgamento se eu lhe apresentasse apenas a foto do porquinho “pastando” no lixo?

Apesar das plantas aquáticas em primeiro plano da primeira foto evidenciarem que há poluição no Rio a segunda é mais chocante! Ou mais sensacionalista!! Daria muito o que falar caso fosse publicada juntamente com um texto sobre poluição no Rio Acaraú. Muito mais do que a primeira. Vejam que agora temos um outro elemento para ponderarmos: a intenção de quem publica a foto. E nessa intencionalidade reside também uma outra variável: a quem a publicação pretende atingir.

Susan Sontag, em seu livro “Sobre Fotografia”, nos diz que “A realidade, como tal, é redefinida pela fotografia”.

Volto a clamar por mais racionalidade e menos emoção nos julgamentos que fazemos diante daquilo que nos é empurrado pelos veículos de comunicação, seja na internet, seja na TV, seja nas revistas ou jornais!!!

Em nosso dia a dia se torna cada vez mais necessária uma postura crítica (fazer as perguntinhas básicas: Por quê? Quem ganha com isso? A quem isso interessa?) e em muitas vezes até cética (Será que foi mesmo assim?) diante de muita coisa que nos chega!

Deixemos para usar o coração para aquelas coisas que fazem bem a ele! E usemos a razão, que muitas vezes se opõe ao coração, nessas outras situações da vida cotidiana!!!

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s