[ História das Eleições – Rock e Política ]

10659177_10152788058024210_1957997682023725205_n

O ano: 1985.

Os fatos: A primeira edição do Rock in Rio e a morte de Tancredo Neves.

Em 1985, eu tinha tenros 10 anos de idade mas já buscava entender mais do mundo ao meu redor. Por isso mesmo a morte de Tancredo Neves é uma das grande lembranças que trago em minha mente.

Naquele ano houve também o primeiro Rock in Rio. E já naquela época, mesmo com apenas 10 anos, já gostava demais desse estilo musical.

O nosso país estava deixando os anos sombrios da ditadura militar. Era o último ano de governo do Gal. Figueiredo que diz a lenda, preferia o cheiro dos cavalos ao cheiro do povo!!!

Os mais místicos poderiam dizer que estava havendo naquela época uma conjunção de astros que favoreciam aquele clima de esperança que se instalava em nosso povo, em nosso país.

Naquela época também aconteceu o movimento das Diretas Já! Achava muito bacana ver pela TV aqueles comícios apoteóticos com milhares e quiçá milhões de pessoas que desejavam votar para presidente. Infelizmente ainda não foi naquele ano, somente em 1989.

Uma música que retrata bem o espírito daquela época era Pro Dia Nascer Feliz, do Barão Vermelho, na época ainda com Cazuza sendo seu vocalista! E não tinha como não associar a música ao momento! Ao que me parecia naquela época estávamos mesmo saindo de uma longa noite e desejando ardentemente que o dia nascesse feliz!!!

O povo não foi às urnas para escolher o presidente. A eleição foi através do Colégio Eleitoral em Brasília. Os candidatos eram Paulo Maluf, apoiado pelos militares e Tancredo Neves, apoiado pelo restante da moçada que não apoiava os militares!!!!

Resultado: Tancredo venceu!!!

Mas não assumiu!!! Tancredo, pouco tempo depois adoeceu e morreu, oficialmente, de diverticulite. E quem assumiu foi José Sarney!!!! Esse momento da história é um tanto quanto tenso. Imaginem que Tancredo não tomou posse já que havia adoecido. Então, como ele não tinha tomado posse seu vice também não!!! Ou seja, Sarney não era vice-presidente já que não tinha tomado posse junto com Tancredo. Mas enfim, foi feita uma manobra muito doida para que o autor de Marimbondos de Fogo viesse a ocupar a cadeira de Presidente da República!

E aquele dia que iria nascer feliz não se realizou… A nação ficou em prantos pela morte do político mineiro… Acredito que houve um sentimento geral de frustração já que a figura de Tancredo foi muito importante durante a campanha das Diretas Já!

O restante da história, creio que todos sabem… Sarney assumiu a cadeira de presidente, vivemos um período brabo na economia com inflação de 900% ao ano, vários planos econômicos fracassados, depois houve a 1a eleição direta para presidente e foi nela que elegemos o Collor. Depois explodiu o escândalo que o levou ao impeachment. Itamar Franco assume, depois FHC, depois Lula, depois Dilma… E aí chegamos nos dias de hoje!!!!

Essa foto que ilustra este post é da época. Há quem diga que ela foi uma montagem feita para tão somente dar um consolo à nação.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s