[ O Novo Homem Forte do Ministério da Fazenda?! ]

Situação complicada essa que vive a Presidente da República desde que assumiu seu segundo mandato (ou seria desde que assumiu o primeiro?!).

Não faltam notícias que comecem da seguinte maneira: “Dilma cede à pressão de…”. No lugar das reticências podemos colocar os mais diversos substantivos: ruralistas, banqueiros, sindicalistas, funcionários públicos, parlamentares, et cetera e tal!

E não podemos deixar de mencionar as pressões que ela vive recebendo de seu criador, o ex-presidente Lula. Cá entre nós, está cada vez mais evidente que o ex-presidente assumiu o comando do Palácio do Planalto. A Presidente, creio eu, dada à sua característica bem pessoal, de não ser realmente alguém da política, infelizmente (não sei se pra ela ou para o país) não sabe lidar com os meandros da política, seja ela a baixa política ou não.

Para fechar 2015, o ano que muitos querem esquecer, e iniciar 2016, o ano que muitos estão depositando suas esperanças, eis que surge no horizonte a possibilidade de troca de comando no Ministério da Fazenda. Sai Joaquim Levy, que veio do Bradesco, e entra Henrique Meireles, que já foi o homem forte do Banco Central nas duas gestões oficiais de Lula, e que também já foi o homem forte do Bank Boston.

O curioso dessa história toda é que quando Meireles foi o big boss do BC não havia um bom relacionamento entre ele e a então Ministra Chefe da Casa Civil ou em outro momento a então Ministra das Minas e Energia, que hoje ocupa o posto de mandatária mor da nação. Há inúmeras histórias de desentendimento entre os dois. Sabe aquele dito popular: “dois bicudos não se beijam”?! Pois muito bem, há quem diga que serve com perfeição para Henrique Meireles e Dilma.

Mas quem de fato deseja ardentemente que Meireles vá para o lugar de Levy?! Ora ora ora… Não é preciso ser um grande gênio para concluir!!! Sim, ele, o presidente emérito do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva!

Caso as previsões (ou especulações) se confirmem iremos ver algo bem inusitado durante a posse do novo Ministro da Fazenda: um Ministro e uma Presidente que possuem um histórico bem extenso de desentendimento entre eles. E outra conclusão que podemos chegar é: cada vez mais Lula assume o comando do país através da sua criação. Não sei porque muitos estão esperando por sua volta em 2018 uma vez que, de certa forma, Lula é quem dá as cartas no Palácio do Planalto.

E as perguntas que não querem calar: será que bastará mudar o comando do Ministério da Fazenda para as coisas melhorarem logo? Será que Meireles terá jogo de cintura para negociar com o Congresso que aí está as medidas mais amargas? O será que não haverá medidas amargas?

Só o tempo responderá as estas indagações. Por enquanto é só jogo de adivinhação!!!

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s