[ Quem polariza o debate não está interessado em debater ]

conjuntos-disjuntos-fotomat-2013-02-08

Fato: desde as eleições presidenciais de 2014 que a polarização no debate político cresce cada vez mais e de forma estupidamente preocupante. Os dois lados (coxinhas e petralhas) não fazem outra coisa a não ser atacar um ao outro numa insana competição para saber quem é o mais corrupto. Claro que nessa competição ninguém quer ser o vencedor e conquistar o grande prêmio!

Enquanto essa postura se mantém não há avanços no debate político porque cada um dos lados se acha senhor da razão, dono da verdade e que o oponente não sabe de nada e é um completo ignorante. E o pior é que quem não toma partido por nenhum dos dois lados é execrado por ambos. Ou seja, diga de que lado você está ou cale-se para sempre, restrinja-se a sua insignificância. E isso não é salutar!

Mas por que os polarizadores assim agem? Tenho uma hipótese! Minha hipótese diz que quem assim age, diminuindo o debate político a uma guerrinha boba de A versus B na verdade não deseja o debate. O debate de verdade envolve o embate de ideias, o confronto de pensamentos. Enquanto ficar na guerrinha boba cada lado está confortavelmente no seu lugar e não terá que confrontar seus pontos de vista com algo desconhecido ou para o qual não possua melhores argumentos. Quando se polariza dessa forma o debate já não há mais necessidade de convencer ninguém, ou melhor, fala-se sempre para uma plateia de convencidos.

Acontece que não podemos ver a questão política de uma forma tão simplista ou simplória assim. O bom debate político, o verdadeiro debate é feito de várias nuances. Não há somente o preto e o branco nesse espectro, há um sem número de tons que variam do preto ao branco. Não há uma só verdade num debate político. A verdade não está somente com a esquerda e nem muito menos somente com a direita. Não é verdade que as coisas boas são feitas somente por quem é de esquerda bem como as perversidades são executadas somente por quem é de direita.

Infelizmente em nosso país chegamos a esse nível e o pior de tudo é que ele cada vez mais se aprofunda e cada vez mais fica complicado um debate menos polarizado, um debate onde possa haver de fato uma pluralidade de ideias. O que tem havido mesmo são tentativas de ganhar no grito silenciando o outro lado. Isso está longe de ser uma postura civilizatória.

É interessante notar que os polarizadores estão para o debate político assim como os conjuntos disjuntos estão para a Teoria dos Conjuntos. Explicando: na Teoria dos Conjuntos existe uma categoria de conjuntos que é chamada de conjuntos disjuntos. O que caracteriza um conjunto disjunto é fato de eles não possuírem elementos em comum e por isso quando se faz uma operação de intersecção entre eles obtemos um conjunto vazio. Fazendo uma analogia com o debate político altamente polarizado podemos afirmar que este só produz mesmo um conjunto vazio de ideias.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s