[ É muita conjectura aberta com ares de teorema! ]

pizarraNa Matemática, uma conjectura (ou conjetura) é uma afirmação para a qual ainda não existe prova. Em geral, este termo é usado quando se suspeita que a afirmação seja verdadeira. Se uma conjectura é finalmente demonstrada, ela se torna um teorema. Por outro lado, se for encontrada uma demonstração da negação da conjectura, dizemos que a mesma foi refutada. Enquanto nenhuma das duas coisas ocorre, diz-se que a conjectura continua aberta.

Esta introdução serve para explicar uma observação que há tempos venho fazendo enquanto cidadão da ZuckerNet, o famoso mundo Facebookeano. É muito comum ver pululando em minha time line inúmeras afirmações negativas a respeito da honestidade de várias pessoas. Não faltam exemplos de frase do tipo: “Fulano é ladrão!” “Beltrano é um mal caráter!!” “Cicrano mente muito!”. E a maioria, a quase totalidade destas afirmações não vêm acompanhadas de algum conjunto de explicações ou como preferirem, provas acerca do é dito. Simplesmente faz-se uma afirmação a respeito de alguém e ponto final.

Pegando carona na linguagem matemática, cheguei a conclusão de que essas ofensas, muitas das vezes, não passam de conjecturas abertas. Acontece que quem as profere, e muitos dos que as leem, percebem-nas como sendo teoremas devidamente provados!

Mas e cadê as provas destes teoremas?! Não há! São palavras proferidas ao vento cibernético, que ficam vagando indefinidamente pela “super via da super informação”, como diriam os versos de uma canção que no momento não lembro o seu nome…

P.S.: O JPEG que ilustra este post se refere a Conjectura de Beal. É uma conjectura em teoria dos números proposta pelo empresário Andrew Beal em 1993.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s