[ Nunca ataque a tag ]

blank-tag-isolated-on-white-95754104-100264644-primary.idge

Recentemente reencontrei um amigo de longa data, que se tornou evangélico. Colocando o papo em dia, entramos no assunto Marco Feliciano. O que ele me disse é de uma simplicidade que sintetiza talvez o maior erro da vida em sociedade: “Cara, vocês estão combatendo o Feliciano há 3 anos. Eu o combato há 15. Mas quando vocês atacam o feliciano por ele ser evangélico, até as alas mais progressistas evangélicas tem que se unir de alguma forma a ele pra defender o direito de ser evangélico.”

Bem simples né? O feliciano não é um canalha homofóbico, machista, racista, pilantra e oportunista por ser evangélico. Suas piores características não lhe foram atribuídas no momento em que ele se converteu. Elas já estavam lá.

A tag evangélico não necessariamente condiciona alguém a ser nada mais (bom ou ruim) do que evangélico. E isso serve pra qualquer tag.

Quando atacamos uma tag, porém, temos um efeito terrível. Você isola quem carrega a tag de quem não a carrega, e eventualmente abre brecha para os mais radicais dentro dessa tag servirem de referência, e até de porto seguro.

Quando falamos que todo muçulmano é terrorista, ironicamente, fortalecemos a ala terrorista dentro da tag muçulmanos. E cresce um Bin Laden.

Quando falamos que todo policial é assassino, fortalecemos a ala mais brutal dentro dessa corporação. E cresce mais um assassino de Eduardo de Jesus.

Quando falamos que todo mundo que não é de esquerda é coxinha e reacionário, cresce um Reinaldo Azevedo e um Jair Bolsonaro.

Ao atacar a tag, reduzimos drasticamente a possibilidade de diálogo com o indivíduo que a carrega, fortalecemos a parte mais radical dentro do coletivo, e alimentamos as lideranças que as representam.

Nunca ataque a Tag.

 

P.S.: Este texto foi originalmente publicado na página pessoal de Caio Tendolini Silva no Facebook. Clique aqui para ver a publicação original

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s