[ Política – Quem manda, Por que manda, Como manda ]

Politica-Joao-Ubaldo-Ribeiro-370x568

Atualmente estou às voltas com a leitura desta obra do escritor João Ubaldo Ribeiro Até agora, este livro tem se mostrado muito bacana.

Como de costume vou dividir com vocês alguns trechos que acredito serem merecedores de destaque. Geralmente estes trechos me leva a fazer reflexões.

“… o poder só pode ser visto, sentido, avaliado, ao exercer-se. Antes do momento em que se exerce, ele é somente uma conjectura, uma presunção, algo que se acha que vai acontecer”.

“A Política passa, neste caso, a ser entendida como um processo através do qual interesses são transformados em objetivos e objetivos são conduzidos à formulação e tomada de decisões efetivas, decisões que “vinguem””.

“A Política fica então vista como o estudo e a prática da canalização de interesses com a finalidade de conseguir algo”.

“A Política não se ocupa de todos os processos de formulação e tomada de decisões, mas somente daqueles que afetem, de alguma forma, a coletividade”.

“A Política não é, pois apenas uma coisa que envolve discursos, promessas, eleições e, como se diz frequentemente, “muita sujeira”. Não é uma coisa distinta de nós. É a condução de nossa própria existência individual, nossa prosperidade ou pobreza, nossa educação ou falta de educação, nossa felicidade ou infelicidade”.

“Pois aquilo que se costuma chamar, equivocadamente, de “classe política” nada mais é do que um grupo de pessoas surgidas dentro de nossa própria sociedade”.

“Se não gostamos do comportamento dos políticos e do funcionamento do sistema e não fazemos nada quanto a isso, estamos sendo políticos; estamos contribuindo para a perpetuação de uma situação política indesejável ou inaceitável. Se queremos fazer alguma coisa para melhorar a situação, também estamos sendo políticos, pois a única via de ação possível, neste caso, é a Política”.

 

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s