[ O Impressionante Poder do Rótulo ]

tumblr_lhsngurwsl1qfuy01o1_500_large

Um rótulo tem muito poder.

Uma vez definido o rótulo e o alvo do mesmo passa-se a uma intensa campanha de fixação do rótulo. Nesse momento o indivíduo ou entidade que recebe o referido rótulo passa a ser sempre associado àquele. Numa espécie de relação um para um.

Depois de passado o período de fixação do rótulo ao rotulado, naturalmente as pessoas farão a associação entre um e outro e sequer pararão para pensar de onde veio o rótulo, que motivou este rótulo, quais os interesses por trás deste rótulo. Tudo operando no automático!

Como a maioria das pessoas que acreditam em rótulos não se dá ao trabalho de fazer este breve exercício mental e como boa parte das pessoas pertence a este conjunto, facilmente o rótulo “pega”.

Depois que o rótulo pega, muito dificilmente, talvez até seja impossível mesmo, que um dia o rotulado consiga se livrar do rótulo.
Os rotuladores são geralmente bem inteligentes e hábeis em manipular mentes e corações. Já os divulgadores dos rótulos, em geral são pessoas medíocres, de baixo nível intelectual. Se não fossem assim tão pouco sofisticados intelectualmente não se prestariam ao papel de divulgadores de rótulos de maneira tão pouco racional. E o pior de tudo é que os divulgadores e propagadores de rótulos não se enxergam como tais. Deve ser por causa do baixo nível intelectual.

E assim, vamos vendo muitos e muitos sendo vítimas dos que criam os rótulos, que por sua vez são ajudados em escala industrial por uma multidão de seres medíocres que tal e qual um autômato que realiza suas ações de acordo com uma programação prévia e que se mostra incapaz de pensar por si só.

Enfim, cabe uma reflexão: quando lhe mostrarem ou apontarem alguém associando a este um rótulo, pare e pense: o que leva essa pessoa a falar daquele outro assim?! Será que o rótulo não passa de uma tentativa de manipular a minha opinião?

E mais, tenhamos cuidado para não sermos meros divulgadores de rótulos.

😉

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s