[ Um Pequeno Conto de Fadas Político ]

Era uma vez (como todo conto de fadas) um candidato a prefeito de um cidade de um país muito muito distante. Não se sabe até hoje que tipo de distância havia até esse país, se era distância como grandeza física ou num sentido mais metafísico.

Acontece que esse candidato a prefeito de uma cidade desse longínquo país resolveu que iria fazer uma campanha pautada na verdade.

Em seus discursos para o eleitorado ele não prometia os céus e o paraíso. Dizia que não seria possível resolver todos os problemas graves daquele município. Afirmava que não havia mesmo como atender a todas as demandas da municipalidade. Enfatizava que só faria aquilo que realmente estivesse ao seu alcance. E enfim, passou a campanha inteira sem gerar grandes expectativas em seus possíveis eleitores.

Além disso tudo que falou sobre não ser possível oferecer um paraíso de maravilhas aos eleitores, o candidato ainda disse que muito provavelmente seria necessário adotar algumas medidas impopulares para poder ajustar as contas da prefeitura municipal.

O candidato dizia sempre que era muito perigoso o momento em que a realidade e as expectativas se chocam. Até sangue pode escorrer pelas ruas quando isso acontece.

Chegou o dia da eleição e o candidato, personagem central desse conto de fadas político, sofreu uma derrota fragorosa, humilhante mesmo. Ele teve apenas umas poucas dezenas de votos. Ao passo que seu adversário havia tido pra mais dez mil.

Angustiado pela derrota humilhante recebeu o consolo de um eleitor que havia revelado ter dado a ele um daquela dezena de votos. Disse o eleitor:

“Seu maior erro foi ter falado a verdade. A maioria do eleitorado não está preparada para ouvir a verdade dita por um candidato. A maioria prefere mesmo alimentar esperanças e expectativas. Mesmo que elas sejam logo frustradas!”

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s