[ O Prisma das Opiniões Pessoais ]

prisma

Apesar da imagem que ilustra este texto, o mesmo não trata de um dos melhores trabalhos do Pink Floyd (Dark Side of The Moon)!!! Espero que mesmo assim você ainda tenha interesse em ler o que vem a seguir… Este texto vai tratar de fatos e de opiniões.

Mas, primeiramente, o que vem a ser um fato?! Para responder a essa questão resolvi pedir ajuda ao Dicionário On Line:

S.m. Resultado acabado ou que está prestes a ocorrer: o fato está prestes a ser consumado.
Verdade; coisa cuja realidade pode ser comprovada: a fiscalização das barracas ilegais é agora um fato.
Jurídico. O que foi finalizado e não pode ser mudado e/ou alterado.
Fato Consumado. Fato cujo propósito foi efetivado ou certamente será.
Ir aos fatos. Ir ao essencial, ao que interessa.
É fato. É verdade: a separação já é fato!
De fato. Realmente, verdadeiramente: o projeto é de fato muito bom!
Ir às vias de fato. Agredir fisicamente: infelizmente, o casal foi às vias de fato.
(Etm. do latim: factum)

Vamos agora pegar emprestada a definição jurídica de fato, de acordo com o Dicionário On Line: O que foi finalizado e não pode ser mudado e/ou alterado. Este será nosso ponto de partida para a minha dissertação.

Quando vemos as notícias nos veículos de mídia, sejam eles tradicionais, como os jornais, revistas ou mais modernos como os portais de notícias da internet ou páginas do Facebook, o que temos ali na nossa frente é a apresentação de um fato. E ponto importantíssimo: um fato pertence ao passado, logo, ele não pode ser mudado. A viagem no tempo por enquanto é coisa de filmes de ficção.

A forma como o fato é noticiado é que faz com que as complicações surjam primeiramente. Pois muitas vezes é possível haver uma tendência, um viés ao apresentar o fato. E nesse ponto podemos dizer que o fato passa por um primeiro prisma: o do veículo de mídia, do meio que divulgou o fato. Sabemos que por conta disso podem haver omissões relacionadas ao fato. Os veículos de mídia, em geral, atendem a interesses diversos. Mas isso é assunto para outro texto apesar de já ter escrito algo a respeito e você pode ler aqui.

Depois do prisma do veículo de mídia vem o nosso prisma: as nossas opiniões a respeito do fato noticiado. E aí a confusão pode ganhar proporções dantescas, os mal-entendidos tendem a ter uma força hercúlea, a incompreensão e a bizarrice podem chegar a dimensões inimagináveis!!! Especialmente se o seu prisma de opinião for formado pela junção de vários outros prismas.

Assim como o prisma faz com que a “luz branca” que passa por ele se apresente na forma de um espectro com várias outras cores (a “luz branca” na verdade é a “junção” de todas as cores do espectro luminoso), o nosso prisma de opinião faz com o fato se apresente em várias cores, umas mais carregadas que outras e outras até invisíveis numa espécie de infravermelho ou ultravioleta ideológico: a gente sabe que existem mas não as vemos.

Tudo bem encararmos os fatos apresentados e passarmos eles pelo nosso prisma de opiniões. A coisa fica tenebrosa, fica complicada mesmo, quando tentamos mudar os fatos através da nossa opinião. Já disse linhas acima que fatos, pertencem ao passado, portanto não podem ser mudados, alterados.

Em muitos parece haver uma certa frustração a respeito de determinados fatos e por conta disso tentam de todas as maneiras mudar a apresentação dos fatos como se isso alterasse o acontecido. Só que o acontecido, já aconteceu, não tem mesmo como mudar.

A serenidade em aceitar que os fatos aconteceram e por conta disso não podem ser mudados é fundamental para que tenhamos algum debate no mínimo racional. Fora disso, infelizmente a irracionalidade toma de conta e não é possível debates racionais.

 

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s