[ Lições da Caverna do Facebook – O Poder das Crenças ]

Farol
 
O poder das crenças é impressionante.
 
Uma vez instalada nos corações e mentes, as crenças passam a guiar, a conduzir os passos, a direcionar as escolhas, a dirigir de fato a vida de alguém ou de uma coletividade.
 
Um conjunto de crenças para ser bem instalado em corações e mentes precisa primeiramente estabelecer uma relação de identidade com o futuro hospedeiro. Esse é, digamos, o calcanhar de Aquiles das crenças: se não houver uma identidade com os hospedeiros é praticamente impossível das crenças serem instaladas de forma absoluta em mentes e corações.
 
E uma vez instaladas as crenças, só com muito esforço para removê-las. Uma vez que as crenças passam a fazer parte daquelas pessoas. Remover as crenças é como amputar um membro!
 
A meu ver é necessário além da relação de identidade também uma constante repetição. Assim, quanto mais corações e mentes são bombardeados pela crença (ou por um conjunto delas) mais natural vai sendo seu processo de instalação.
 
Como muita coisa na vida, há crenças saudáveis e outras nem tanto. Há crenças que são produzidas com a finalidade de criar um verdadeiro exército para realizar algo que alguma inteligência central deseja. É curioso notar que nesses casos os hospedeiros das crenças passam a agir como autômatos teleguiados que ficam o tempo todo esperando pelo próximo comando a ser dado por aquela inteligência central acima citada.
 
A referida inteligência central pode assumir várias facetas. Pode ser um veículo de comunicação, pode ser um líder religioso ou até mesmo os lideres de alguma agremiação político-partidária.
 
A Caverna do Facebook é um ambiente altamente propício à disseminação de crenças e recrutamento de corações e mentes pois a informação flui com muita rapidez e além do mais o algoritmo que escolhe o que cada habitante da Caverna do Facebook vai ver se encarrega de juntar silenciosamente os seguidores de cada conjunto de crenças.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s