[ Sobre o Desembarque do PMDB do Governo ]

Brasilia Sociedade Secreta

Em primeiro lugar preciso dizer que só acredito em desembarque de partido político da base aliada de qualquer governo quando acontecer a entrega dos cargos ocupados por esse partido. Sem isso, a meu ver, o desembarque é uma mentira só, jogo de cena, teatrinho…

O PMDB, todos aqueles que acompanham o noticiário político brasileiro desde a redemocratização sabem que é um velho conhecido e praticante fiel do fisiologismo. Pausa para o momento dicionário!

Fisiologismo é um tipo de relação de poder político em que ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefícios a interesses privados, em detrimento do bem comum. É um fenômeno que ocorre frequentemente em Parlamentos, mas também no Executivo, e está estreitamente associado à corrupção política, uma vez que os partidos políticos fisiologistas apoiam qualquer governo – independentemente da coerência entre as ideologias ou planos programáticos – apenas para conseguir concessões deste em negociações delicadas.

Pronto, agora que já temos uma definição para fisiologismo podemos ir adiante…

E como ficou demonstrado na última reforma ministerial do governo Dilma 2.0 o apetite do PMDB é praticamente insaciável. Até mesmo uma das mais cobiçadas pastas que historicamente, desde Lula I e Lula II, bem como como Dilma I, ficou nas mãos do PMDB. A saber, o Ministério da Saúde. Agora todos esses Ministérios deverão ser entregues de volta à Presidente para que a mesma possa acomodar novos nomes lá. Bem, isso em tese, pois há pelo menos três ministros do PMDB que já sinalizam não querer largar os ossos, ou melhor, as pastas. No caso, os ocupantes dos ministérios da Saúde, da Ciência e Tecnologia e o da Agricultura.

Com relação a estes três é importante fazer um comentário paralelo. O ocupante do Ministério da Ciência é Tecnologia é conhecido por ser uma espécie de pau-mandado do Presidente da Câmara, o multi-investigado e já réu na Operação Lava Jato, Eduardo Cunha. E a ocupante do Ministério da Agricultura, é velha conhecida dos ambientalistas, dos quais já recebeu o apelido de Miss Motosserra. Sobre a Ministra Kátia Abreu comenta-se até que ela, para não deixar a Esplanada dos Ministérios, resolva deixar o PMDB.

Como comentei em um post anterior (https://alemdosoutdoors.org/2016/03/…) “toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade e sentido contrário”. Isso é nada mais nada menos que a Terceira Lei de Newton. Ou seja, esse desembarque do PMDB (caso aconteça realmente o que cito no parágrafo de abertura deste texto) vai gerar uma, ou melhor, várias reações. Bem como, as ações que o governo executar também terão suas reações. Que reações serão essas? Isso são incógnitas que somente o tempo vai desvendar! Mas podemos especular

Uma das primeiras reações que já podemos vislumbrar no curto prazo é que estará aberta a temporada de negociações de apoio contra o processo de impeachment em troca de ministérios e cargos. Vejamos só: serão em tese sete ministérios (isso se aqueles três que cito lá em cima realmente largarem as pastas!!) e pelo menos cerca de seiscentos cargos, segundo a imprensa. E como a prioridade número zero do governo, no momento é salvar o próprio do impeachment já podemos imaginar que por um punhado de votos vale até mesmo vender a alma.

A consequência desta primeira iniciativa será uma verdadeira Disneylandia do fisiologismo. Os partidos do chamado baixo clero do Congresso deverão ser bastante cortejados para trocar seus votos por alguns cargos ou quiçá ministérios. Não ficarei surpreso em ver, como disse o Jaques Wagner, o novo governo Dilma tendo ministros do PTN, PHS, PT do B, dentre outras siglas pouco conhecidas e um tanto quanto obscuras. E isso também terá consequências em algum momento.

Enfim, é preciso sempre lembrar da Terceira Lei de Newton e também que toda e qualquer escolha que se faça vai gerar uma ou várias consequências. O momento atual pelo qual passa o governo Dilma II não ganhou força por destino-manifesto divino e nem muito menos o PMDB brotou no governo por geração espontânea. Eles foram escolhidos para integrar o governo. Isso é um fato. E contra fatos… Vocês já sabem!!! ;-

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s