[ Uma Questão de Física – O Espaço Ocupado Pelos Corpos ]

manif

De acordo com as leis da Física, dois corpos não podem ocupar, ao mesmo tempo, o mesmo lugar no espaço. Bem, não sei se a redação é assim, mas creio que dá para entender.

Faz tempo que li que em 1 m2 cabem, aproximadamente três pessoas. Isso pode ser demonstrado empiricamente de forma bem simples assim:

1. Desenhe no chão um quadrado que tenha 1 metro de lado.

2. Consiga alguns voluntários para o experimento. Irmãos, primos e amigos que estão de bobeira sem ter o que fazer são ótimos para isso!!!! rsrsrsrs

3. Vá acomodando os voluntários do passo 2 no quadrado que foi desenhado no chão de acordo com o passo 1 do experimento. Muito provavelmente você acomodará as três pessoas ou talvez um pouco mais. Mas dificilmente chegará a uma dezena.

Assim sendo, quando você ouvir falar dos públicos presentes nas manifs e que muitas vezes estes números são inflacionados pelos organizadores e deflacionados pela PM, basta recorrer a boa e velha matemática. Pesquise a respeito das dimensões aproximadas do local onde ocorreu a manif e faça a continha: número de participantes dividido pela área do local. Levando em consideração cerca de quatro pessoas por metro quadrado, ou até mesmo cinco, né?! Assim você terá uma informação mais precisa.

Ah!!! Se o valor obtido na simples operação de divisão do parágrafo anterior for próximo de uma dezena ou muito além disso, muito provavelmente um organizador poderá vir a dizer que o número foi obtido levando em consideração pessoas que foram à manif e depois foram embora. Ou seja, considerando uma espécie de fluxo de participantes. Nesse caso, a matemática já passa a ser manipulada para fornecer os números que a moçada deseja que sejam e aí foi por terra algum rigor matemático.

😉

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s