[ Toda Escolha Cobra Um Preço ]

Escolhas

A vida é feita de escolhas. Quando se escolhe algo, automaticamente se abre mão daquilo que não foi escolhido. Isso é praticamente um axioma. E também tem um quê de Filosofia de Buteco (vou sugerir essa disciplina como optativa ao Colegiado do Curso de Filosofia da UVA).

Observando toda a celeuma que há por conta das crises política e econômica pelas quais passam o nosso país tenho a impressão que muitos estão ignorando o axioma das escolhas ou se fazem passar por ignorantes.

Se tentarmos analisar tudo isso de uma maneira menos apaixonada e mais racional poderemos enxergar as muitas escolhas que os principais atores de todo esse drama fizeram ao longo dos anos. Vamos a algumas:

  • PT e PMDB escolheram ser aliados em duas eleições. Ou será que alguma força oculta obrigou algum deles a fazer isso?
  •  Foram feitas inúmeras escolhas por parte do Governo Federal no tocante à política econômica. Algumas acertadas outras equivocadas. E ainda teve aquelas equivocadas que continuaram a ser escolhidas.
  • A articulação política entre os Poderes Executivo e o Legislativo também foi sendo feita através de inúmeras escolhas. Escolheu-se os aliados e até mesmo os adversários. Bem como teve político que escolheu o seu lado (situação ou oposição).

E cada uma dessas escolhas teve uma ou várias consequências. E mais, ainda hoje estão reverberando e vão reverberar muito!

Além do mais, como a roda da vida não deixa de girar enquanto as crises se aprofundam, escolhas vem sendo feitas, não somente pelo governo mas também por quem não é governo. E assim como escolhas passadas tiveram consequências no presente, essas escolhas de agora irão ter consequências no futuro.

O que muito me deixa espantado é que muitos daqueles que considero como sendo pessoas sensatas, de bom nível intelectual e de civilidade, perdem tempo com uma briga boba, infantil, ingênua, maniqueísta e insana. E como tem dedicado toda a sua energia mental e intelectual apenas em alimentar essa briga boba, essas pessoas deixam de ver além, de compreender o poder das escolhas que foram feitas e suas consequências, passando a ter uma visão míope e torpe a respeito de toda essa problemática que por conta de sua imensa complexidade não tem como ser reduzida a uma mera briga de torcidas.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s