[ Sem Uma Boa Narrativa Não Se Ganha Eleição ]

o-grito

Penso (e logo existo, já dizia Descartes) que um dos maiores, ou talvez, o maior pesadelo para um político em nosso país seja a falta de uma narrativa para colocar à disposição do seu eleitorado.

Já escrevi uma pequena reflexão a respeito do como nossa espécie é fissurada por uma boa narrativa (https://alemdosoutdoors.org/2016/03…). Amamos de fato uma boa história. Principalmente quando essa história tem heróis, vilões e causas nobres. As plateias vão ao delírio!!

E se observamos bem, a cada campanha eleitoral que acontece, o eleitorado é bastante influenciado pelas narrativas que os candidatos colocam à sua disposição. E isso aliado a um trabalho de marquetagem pesada faz com que boa parte do eleitorado, em especial aquela parcela menos crítica, que é conduzida mais pela emoção que pela razão, tenha sua decisão conduzida pela narrativa que lhe é oferecida.

E ainda nessa linha, creio que uma grande felicidade para um político é quando ele se vê sem uma narrativa para jogar para seus eleitores e, de uma hora para outra, quando tudo parecia perdido, eis que o destino coloca em seu colo uma narrativa com todos os ingredientes necessários: heróis, ou melhor um herói, ele próprio, vilões, isto é, seus adversários políticos, e uma causa nobre, do tipo, corrigir uma injustiça. Pronto! Com os ingredientes à mão, basta somente misturar tudo, com o auxílio da boa e velha marquetagem, mais a ajuda de alguma claque para animar os eventos de campanha e naturalmente inúmeros corações e mentes mais ingênuas e sonhadoras não resistirão.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s