[ O bolso ainda tem muito poder ]

image

Penso eu que qualquer governante teria muita dificuldade em conduzir os rumos de uma nação caso a inflação, que diminui o poder de compra da massa, viesse a mostrar-se acima do aceitável.

Não bastaria tão somente carisma e boas intenções para que o governante que tivesse que lidar com um quadro inflacionario mais elevado.

A meu ver quando essa parte sensível, o bolso, é afetada os ânimos de uma população ficam mais exaltados!! Ainda mais quando esta população habituou-se a desfrutar de uma situação mais confortável quanto a essa questão de bolso.

Vivi em uma época de hiperinflação! Era comum as pessoas fazerem estoques de comida porque os preços subiam exageradamente, quase que da noite para o dia. Mas a partir de 1994 (muitos que estão lendo isso sequer eram nascidos em 1994!!!) as coisas foram melhorando, a moeda se estabilizando e pudemos desfrutar de uma certa tranquilidade quanto a aumentos de preços. E isso proporcionou até mesmo poder fazer planos para o futuro.

É certo que antes houveram N tentativas. Algumas bem artificiais, como congelamento de preços. Estas medidas no início funcionaram mas depois veio o desabastecimento de produtos e tudo ficou pior pois as pessoas até tinham dinheiro mas não tinham o que comprar!

Hoje em dia nem se compara com o período pré 1994 mas já percebemos que a estabilidade dos preços também não é mais a mesma dos primeiros anos pós 1994.

O cenário, não só local como também mundial, é muito diferente dessas épocas e por isso creio que não dá para fazer comparações pari passo com aquela época. O jogo está diferente.

É bom lembrarmos que a história da economia nos mostra que nem sempre os remédios econômicos que são utilizados para trazer de volta a estabilidade de uma moeda, são doces!! Talvez, seja lá qual for o resultado das eleições deste ano, tenhamos que em 2015 começar a tomar alguns remédios amargos mas que dependendo da dosagem venham a produzir um resultado mais doce no futuro!!! A dosagem é quem vai definir se será um remédio ou um veneno!!!

P.S.: este texto foi publicado em minha página no Facebook em 24 de maio de 2014.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s