[ Dividir para Conquistar ]

Uma vez numa aula de Lógica de Programação ouvi da professora a seguinte expressão: dividir para conquistar. Bem, o contexto era o seguinte: se o programador tem um grande problema para ser resolvido, segundo a estratégia dividir para conquistar, deve-se transformar esse grande problema em vários pequenos problemas e assim ir resolvendo um de cada vez e no final o grande problema terá sido completamente resolvido.

Parece-me que essa estratégia também pode ser usada para outros tipos de problemas ou outros tipos de conquistas! Na luta política percebo um terreno extremamente fértil para a aplicação da estratégia dividir para conquistar! Enfim, em qualquer questão que pode envolver um número grande de pensamentos potencialmente divergentes, a estratégia pode ser bem sucedida.

Aquele que sabe bem utilizar a estratégia dividir para conquistar pode até mesmo vencer uma disputa com vários outros competidores sem muito esforço, isto é, colocando seus oponentes uns contra os outros criando entre eles disputas internas.

Vamos a um exemplo: Imaginemos uma negociação entre patrão e empregados. Enquanto os empregados permanecerem unidos em suas reivindicações, a probabilidade de sucesso para eles é maior. Porém, se o patrão identificar que dentro do grupo de empregados existem uma ou mais dissidências e diversos interesses conflitantes, bastará ao patrão explorar isso e em algum tempo o caos se instala entre os empregados pois cada dissidência irá querer lutar por aquilo que acredita ser mais importante e deixam de lado a coesão do grupo. Isso leva ao enfraquecimento do grupo. O que antes era um grande problema, se tornou vários pequenos problemas!

😉

P.S.: escrevi e publiquei este texto em minha página no Facebook há precisamente dois anos, em 04 de junho de 2014.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s