[ Pensando sobre alianças entre partidos políticos ]

A versão oficial sempre diz que o grande arco de aliança que costumeiramente é buscado com tanto empenho é para  “somar forças em prol de um projeto melhor”, seja para um Estado, seja para o País.

Porém, em termos meramente práticos, sabemos que o objetivo principal dessas grandes alianças, pelo menos em época de campanha, é ter o maior tempo possível de exposição no rádio e na TV para expor suas idéias (que diga-se de passagem tendem a ser o mais mirabolante possível para encantar aqueles menos críticos) e assim deixar o mínimo do mínimo para os adversários.

E passado a campanha o grande arco serve para manter a tal da governabilidade, ou em outras palavras, não ter oposição expressiva e assim poder fazer o que lhe der vontade enquanto governante.

Mas esse grande arco de aliança, como quase tudo na vida, tem um preço. E muitas vezes a fatura é alta e aí de quem não pagar.

E assim acontecem os loteamentos de cargos no governo, os critérios técnicos cedem lugar às indicações meramente políticas, e no fim das contas, o governante pode até ganhar com isso, já que garante a tal da governabilidade!!!

Mas para o contexto geral, tanto da população que deve ser servida por aqueles aos quais ela confia cargos através do voto, ela também se benficia desses acordos?! E para o próprio processo democrático, será isso salutar!?

P.S.: publiquei este texto em minha página no Facebook em 24 de junho de 2014

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s