[ Maquiavel, Poder e Política ]

 
Assistindo este vídeo https://youtu.be/tjhXPRB8w7Q, que imagino tenha sido gravado durante uma aula do Prof. Clóvis de Barros Filho, achei muito interessantes algumas ponderações acerca do pensamento de Maquiavel (grande injustiçado pela história, pois atribuem ao seu pensamento o que há de pior na humanidade, quando na verdade Maquiavel apenas e tão somente analisou alguns aspectos da natureza humana como ela é). Eis algumas:
 
– A política não é o fim mas o meio para se chegar e muitas vezes permanecer no poder. Assim sendo, eleitores também não são o fim mas também são os meios pelos quais os pretendentes ao poder se utilizam deles para alcançar o seu fim.
 
– Não se governa sem aplausos. O governante precisa sempre dos aplausos daqueles que são o meio para se atingir o fim, ou seja, os eleitores que os conduzem ao poder. Por isso é preferível ao governante fazer o bem em doses homeopáticas para que a sensação de felicidade entre os eleitores perdure por mais tempo. Talvez seja por isso que em ano eleitoral tantas obras são inauguradas.
 
– Não há amizade na política, no máximo há cúmplices.
 
– A frase “o fim justifica os meios” foi atribuída erroneamente à Maquiavel. Talvez tenha sido um equívoco de tradução. Maquiavel não era um pensador que acreditava em fins, mas sim em consequências. Para Maquiavel uma coisa é aquilo que o governante deseja que aconteça e outra bem diferente é o que realmente acontece de fato. Muito raramente o que acontece é exatamente igual ao que o governante desejou primeiramente.
 
Esses são apenas alguns pontos. O vídeo tem mais de duas horas de duração e muita, muita informação mesmo que rende horas, talvez dias, de debates bem acalorados.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s