[ É preciso ter todo o cuidado com o sucesso! ]

Publiquei o texto abaixo em minha página pessoal do Facebook em 13 de julho de 2014.

Um outro livro que está ocupando parte do meu tempo é “A dança do Universo”, do astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser.

Eis algumas frases de Albert Einstein que pincei nesse livro e que pode ser muito bem utilizada como reflexão para o que a nossa Seleção Brasileira de Futebol vivenciou nessa Copa da FIFA que se encerra hoje!!!

“O único modo de escapar da corrupção causada pelo sucesso é continuar a trabalhar”.

“É muito tentador pararmos para escutar os elogios embevecedores. Mas a única coisa a ser feita é dar as costas a isso tudo e continuar a trabalhar. Trabalho. Não existe mais nada”.

Mas o que isso realmente tem a ver com a nossa seleção?!

Nossa seleção, e penso eu que boa parte dos torcedores brasileiros, em especial os mais apaixonados, há tempos nutrem um sentimento de invencibilidade fruto do histórico glorioso que essa seleção possui:

– A única seleção a participar de todas as Copas do Mundo.
– A única que tem cinco títulos mundiais.
– O Pelé, assim como tantos outros grandes jogadores que serviram de inspiração para tantos outros não somente aqui como também ao redor do mundo.
– O fato de que durante um bom tempo uma das nossas principais pautas de exportação eram jogadores de futebol.

Acho que tem muito mais coisa nesse passado glorioso, mas como não sou um grande estudioso e conhecedor do esporte bretão, vou ficar por aqui mesmo.

O que pude notar, perceber nessa Copa é que o futebol ao redor do mundo mudou. Já dizia o grande Belchior que “o novo sempre vem”! E vem mesmo. Se há uma coisa que é bastante clichê, mas que não podemos deixar de mencionar, é que tudo vai mudar, a mudança é uma constante. Desde a antiguidade clássica que os gregos nos dizem isso!!!

E o futebol mundial mudou! E não foi pouco não! O que se vê na Copa é a prova disso. Talvez o nosso nem tenha ficado assim tão ruim, como disse meu camarada Franck Terranova em um post de sua autoria.

Mas parece-me que o nosso futebol parou no tempo, deitado eternamente em berço esplêndido, sobre os louros e vitórias de um passado glorioso, esquecendo que a mudança é uma regra!

E fomos atropelados por essa mudança! Literalmente atropelados pelo 7 x 1 e depois pelo 3 x 0. O que venho lendo a respeito do futebol alemão não me deixam dúvidas de que aqueles 7 x 1 não foi por acaso. Aliás, o futebol ora apresentado pela Seleção Alemã não é fruto do acaso, do improviso, mas sim de muito planejamento, investimento e pensamento de médio e longo prazo.

Mas, dando uma de otimista, que isso tudo que aconteceu com nosso futebol servirá para que acordemos desse sono profundo. Talvez não somente quanto ao futebol mas também com relação a outros setores da vida. Não dá mesmo para ficar se vangloriando de um passado de acertos se não projetarmos o futuro. Isso vale para o futebol e para praticamente tudo na vida!!!

Espero muito que não somente a Seleção Brasileira de Futebol mas também nosso simpático e gentil povo brasileiro possa encarar essa derrota de maneira a tirar lições. Ao longo desses quase quarenta anos de vida ainda não encontrei melhor professor do que as adversidades da vida. O sucesso pouco nos ajuda a crescer. Já os fracassos… 😉

Enfim, a Copa acabou, o hexa não veio, mas a vida continuar e as lições estão aí. Agora resta-nos tomar essas lições, aprender com elas e seguir adiante!!!!

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s