[ A Ilusão das Redes Sociais ]

cavernadofacebook

O Facebook, assim como outras redes socais digitais, é um software, um programa de computador que foi criado e é constantemente aperfeiçoado para proporcionar experiências aos seus usuários.

Este programa de computador é capaz de aprender. Sim, o Facebook talvez saiba mais sobre você, sobre nós, sobre nossos amigos, do que nós mesmos.

E como o Facebook aprende?!

Não vou me deter em detalhes técnicos mas basicamente ele aprende com aquilo que cada um de nós publica aqui e com as interações que fazemos aqui uns com os outros.

O efeito colateral do aprendizado do Facebook é que com o tempo ele acaba nos colocando numa bolha ou aquário. Passamos a acreditar que o mundo virtual do Facebook é da forma como nós o vemos. Mas você vê apenas e tão somente a sua versão do Facebook. O Facebook, assim como o mundo real é como uma imensa colcha de retalhos onde cada pedacinho de retalho é uma “realidade”.

Assim sendo é bom termos muito cuidado com as interpretações que fazemos da realidade a partir do que observamos em nossa “micro-realidade facebookeana”. Principalmente nesse período eleitoral.

Explicando…

Quanto mais publicações do seu candidato (ou candidatos) você compartilha mais a ilusão de que ele está indo bem na campanha aumenta. Mas se você observar bem, em muitas ocasiões, em boa parte delas talvez, o que você vem compartilhando do seu candidato está sendo compartilhado pelo mesmo grupo de simpatizantes do mesmo, isto é, muitas vezes é o pessoal que está trabalhando na campanha só fazendo o material circular entre eles mesmos. Ou seja, estão todos falando uns para os outros e achando que estão falando para todo mundo.

Basta parar um pouquinho para verificar quem é que anda curtindo, comentando e compartilhando as publicações relacionadas aos candidatos. Em muitas ocasiões a interatividade está restrita a um círculo de pessoas próximas e só. Aqui e acolá surge alguém que não pertence ao citado círculo.

Sei que essas mídias sociais terão um grande protagonismo tanto nesta como nas próximas eleições mas nada substitui o corpo a corpo com o eleitor, o olho no olho. Além do mais, ainda é grande o número de pessoas que estão fora da Caverna do Facebook.

Portanto, cuidado com a ilusão das sombras que são projetadas na Caverna do Facebook. O Facebook não é a realidade. É apenas uma parte dela

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s