[ A Nossa Régua pra Medir o Mundo ]

 

regua
 
A espécie humana é muito interessante mesmo.
 
Talvez existam estudos no campo da psicologia a respeito do que vou tratar neste breve post.
 
Impressionante como temos uma tendência grande de “medir” o mundo a partir da nossa “própria régua”.
 
Explicando a metáfora:
 
Cada um de nós possui opiniões acerca do mundo a nossa volta, claro. Essas opiniões são, digamos, nossas verdades pessoais. Opiniões, como por exemplo, gostar de determinadas pessoas, não gostar de outras. Mas essas opiniões são, na maioria das vezes, construídas a partir de nossas experiências pessoais, sejam elas positivas ou negativas.
 
Acontece que eu posso ter tido uma (ou várias) experiência positivas com determinada pessoa e a partir daí formulo minha opinião positiva a respeito dela. Da mesma forma que posso ter tido um experiência negativa e assim faço um juízo negativo dessa pessoa.
 
Mas o mundo, a realidade, a vida não é tão preto e branco assim. Há muito mais que cinquenta tons de cinza entre um extremo e outro.
 
E é por ignorar esses muitos tons de cinza que constituem a vida real que passamos a medir o mundo com a nossa régua de opiniões pessoais e insistimos em querer que os demais usem a mesma régua que nós.
 
Como somos seres muito apegados a tudo aquilo que consideramos NOSSO, enfim, somos muito possessivos mesmo, é que entendo como é difícil aceitar que a nossa régua não deve ser usada como unidade de medida universal para medir o mundo, o caráter das pessoas, dentre outras muitas coisas.
 
Abrir mão da nossa régua é um ato de desapego e quiçá de humildade, pois implica reconhecer que não somos assim tão especiais, tão sábios, tão tão…

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s