[ Sobre os Debates entre Candidatos ]

Os debates DEVERIAM ser um momento no qual os candidatos confrontam seus projetos de governo. Deveria ser o momento em que cada candidato mostraria os pontos fortes do seu projeto e os fracos de seus adversários. E principalmente, seria o momento de demonstrar para o eleitorado a viabilidade do seu projeto e a inviabilidade do projetos dos adversários.
 
Mas vejam bem o tempo verbal que usei: DEVERIAM… DEVERIAM…
 
Penso eu que os debates não estão atingindo esse objetivo por conta do seu formato.
 
Sejamos francos, trinta segundos para formular uma BOA pergunta é pouco tempo. Da mesma maneira que um minuto e trinta segundos para formular uma BOA resposta também é um tempo muito curto. E mesmo o um minuto para réplica e tréplica são absurdamente pouco tempo para tal.
 
Os debates estão servindo mais para animar as torcidas organizadas, a plateia que assiste na TV (ou por outros meios) a forma moderna das antigas arenas romanas onde os gladiadores lutavam até a morte. E assim como as plateias da Roma antiga, as de hoje querem mesmo é ver sangue, metaforicamente falando, tá?! (se bem que tem gente que lá no seu íntimo adoraria uma briga de foice entre os candidatos!!).
 
Mas uma mudança no formato dos debates é possível?! Creio que sim. Mas a quem interessa essa mudança?! Será que as entidades que promovem os debates tem real interesse em mudar o formato?! O tempo para esse outro formato seria o mesmo para o atual? O público alvo dos debates de hoje se interessaria por um outro formato, mais amplo, onde os projetos são confrontados?! E por fim, os candidatos teriam interesse em confrontar seus projetos dessa maneira?!
 
Essas questões precisam ser respondidas para que possamos vislumbrar uma mudança nos debates futuros entre candidatos. Enquanto não mudar esse formato de debate (candidato pergunta a candidato e blá blá blá blá blá blá) os debates só servirão mesmo é para entretenimento das torcidas organizadas e não acrescentará em nada para ajudar o eleitorado a ser mais esclarecido.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s