[ Meu Olhar que Flanou por Versalhes – 13.10.2016 ]

E fomos ver o famoso Palácio de Versalhes…

A primeira coisa que posso dizer a respeito do famoso Palácio é que ele é uma imensa, gigantesca, soberba homenagem ao luxo, à ostentação, ao absolutismo da França!!!

A começar pelas dimensões. E se contarmos com os jardins, e os outros palácios que fazem parte de todo o conjunto, aí é que ficamos impressionados mesmo!!!

Outra coisa que chamou a minha atenção foi a quantidade de turistas. Impressionante mesmo. Principalmente turistas orientais. Não sei se eram japoneses, chineses, coreanos (do sul ou do norte), vietnamitas… Enfim, era muita muita gente dos olhinhos puxados!!!! Na primeira vez que viemos a Paris esse fato também chamou muito a minha atenção. O bacana é que eles andam sempre em bandos, muito numerosos geralmente!!! E são sempre alegres, sorridentes e parecem impressionar-se com tudo em quanto. É bacana ouvir eles em grupo dizerem: “Ooooooooooooooohh”!!!! Como fotógrafo, uma coisa sempre me desperta uma certa inveja nos turistas orientais: eles sempre desfilam com máquinas fotográficas de última geração!!!!

Mas voltemos ao Palácio…

O luxo é uma coisa que salta aos olhos. Uma coisa que você não pode abrir mão é do áudio-guia que pegamos assim que começamos a visita. O português do áudio-guia é o de Portugal, portanto num primeiro momento soa um tanto estranho para nós mas depois de alguns minutos acabamos nos acostumando. As informações sobre a história são bem detalhadas. Outro ponto interessante é saber dos hábitos de sua majestade e da corte real.

Bem… É preciso estar em boa forma para fazer o passeio bem completo. Somente a vista ao Palácio dura cerca de duas horas ou um pouco mais. Depois você pode ir até os jardins. E aí é que você precisa mesmo estar em boa forma pois as distâncias são imensas. Mas se você estiver disposto a gastar uns euros, há uns “trenzinhos” que você pode pegar. Se não me engano custa 11 euros por pessoa.

O conjunto todo do Palácio de Versalhes é tão grande que há um passaporte que dá direito a dois dias de visitação.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s