​[ Último dia do ano ]

A espécie humana é realmente algo bem interessante!!!

Talvez sejamos a única espécie que tem esperança e que vive não somente o tempo presente, como também o passado e o futuro. Uns vivem mais o passado… Outros vivem mais o futuro… E, creio que a maioria, vive mesmo o presente!!!

Pode ser que isso também seja responsável pela nossa tão famosa angústia existencial. Temos a plena convicção de que somos finitos, que o nosso tempo acabará e que não ficaremos para sempre nesse pálido ponto azul perdido na imensidão do Universo.

Vai ver que essa consciência da finitude aliada a esta noção de tempo passado, presente e futuro seja responsável pela existência do sentimento de esperança!

Creio que boa parte da espécie humana possui esperança. Vivemos esperando mesmo!!! Esperamos que o dia de amanhã seja melhor. Esperamos que o novo emprego seja melhor que o anterior. Esperamos que o novo relacionamento seja mais agradável que o anterior. Esperamos que o novo carro não dê tantos problemas como o anterior. Esperamos… Esperamos sempre que o futuro seja melhor que o passado ou o presente. Não é natural esperar o contrário!!!

E como somos esperançosos, ao chegar o fim do ano renovamos todas as nossas esperanças!!!! Esperamos que o ano novo seja melhor!!! Esperamos que o ano novo não tenha tantas passagens tristes como o ano que se finda. Esperamos que nossos sonhos sejam realizados no ano que nasce. Esperamos que o mundo seja melhor!!!

O curioso é que muitos depositam todas as suas esperanças no ano novo como se esse fosse uma entidade autônoma que está apta a realizar todos os nossos desejos. Nossa espécie é exímia criadora de seres que vão resolver nossos problemas. Problemas estes, muitas vezes, causados por nós mesmos!!!! Porém, não será o ANO NOVO quem vai fazer nossas esperanças serem concretizadas!!! O responsável pela concretização somos nós mesmos!!! Não adianta nutrirmos um sem fim de esperanças e ficarmos esperando que as coisas se resolvam por conta própria, como num passe de mágica. Não há pó de PIRLIMPIMPIM!!!! Não existe ABRACADABRA que faça tudo acontecer. Não há ABRE-TE SÉSAMO que vai abrir os caminhos!!! Não… E nem sempre QUERER É PODER!!!

Não adianta mesmo querer que algo de novo aconteça se continuamos agindo da mesma maneira!!! Não tem como fazer com que as mudanças surjam se agimos sempre do mesmo modo. Não vai acontecer a novidade se nossos pensamentos sempre são os mesmos! Mudar, muitas vezes é preciso. E mudar, muitas vezes, é doloroso. Já dizia o cabeludo JC há cerca de quase dois mil anos: “É preciso matar o homem velho para o homem novo nascer”.

Caros leitores, caros amigos, caros parentes e aderentes, já disse Zé Geraldo na canção Como Diria Dylan:

“Hei você que tem de 8 a 80 anos

Não fique aí perdido como ave sem destino

Pouco importa a ousadia dos seus planos

Eles podem vir da vivência de um ancião

ou da inocência de um menino

O importante é você crer

na juventude que existe dentro de você”

Portanto, assuma o controle da sua própria vida!!! É muito clichê o que vou dizer, mas é preciso lembrar sempre: o que somos hoje é fruto de nossas escolhas. Escolher é muitas vezes uma verdadeira loteria. Não sabemos ao certo se a mudança de cidade vai ser boa. Não temos plena certeza quanto ao novo emprego. Não possuímos plena convicção se o novo relacionamento vai ser mesmo melhor que o anterior. Temos a esperança. Criamos expectativas. Porém não temos a plena certeza. O importante mesmo é não deixarmos de lembrar que a responsabilidade de fazer o ano novo melhor que o anterior está em nossas mãos. Outro famoso clichê diz que se queremos um mundo melhor é preciso sermos melhores para o mundo!!!!

Grande abraço e até ano quem vem!!!!!

😉
Texto originalmente publicado há dois anos em minha página no Facebook 

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s