[ Aos que Sonham em se Tornar Servidor Público ]

Sempre que vejo anúncios de concursos públicos noto que o que é mais destacado é o valor do salário. Que diga-se de passagem são muito melhores do que a iniciativa privada pode oferecer muitas vezes, sem falar na questão da estabilidade que para muitos é o que mais importa em um emprego no setor público!!!

Aí, muita gente se inscreve para concorrer a uma vaga do concurso público, que sem sombra de dúvida vai ser disputadíssimo!!! Muito mais disputado que os programas de treinee das grandes multinacionais e mais ainda que certos vestibulares!!!

Mas, acontece que nem todo mundo que resolve ser servidor público se lembra que não é somente o salário que vai constituir a sua vida lá na repartição ou órgão público!!! O nome já diz tudo: SERVIDOR PÚBLICO!! A pessoa estará a serviço do que é público! São os cidadãos de uma cidade, estado ou país que pagam o salário daquela pessoa esperando que ela cumpra com seu papel de BEM SERVIR! E isso vale para TODOS os servidores públicos, seja qual for o tipo de trabalho que ele vá desempenhar no órgão público.

Nem sempre o trabalho no serviço público é interessante! Eu particularmente seria muito infeliz, mesmo ganhando o dobro do que ganho como professor universitário e como fotógrafo, se tivesse que passar oito horas do meu dia, cinco dias por semana, realizando tarefas altamente burocráticas. Bem, eu acho isso um saco, mas tem gente que gosta, que se realiza!!!!

Portanto meu amigos que estão sonhando em trabalhar para o Estado, seja na esfera municipal, estadual ou federal, lembrem-se que vocês deverão servir ao que é público!!! E se você está escolhendo o serviço público apenas pelo salário maravilhoso e a estabilidade desejada, é melhor tentar conhecer o que você deverá fazer enquanto atividade profissional quando tiver sido aprovado no concurso dos sonhos. O público que você vai servir não tem nada a ver com as suas frustrações por não se realizar no trabalho que você escolheu para passar oito horas por dia, cinco dias por semana!!!!

P.S.: este texto, publiquei em minha página do Facebook em 24 de janeiro de 2014. Porém, o considero bastante atual!

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s