[ Uma Conjectura em Aberto ]

Vira e mexe chego a pensar que o grau de civilidade de uma dada sociedade é inversamente proporcional ao grau de judicialização da mesma.

Em outras palavras, quanto mais um povo se vale do Poder Judiciário para resolver seus conflitos menos civilizado ele é, pois isso demonstra uma grande incapacidade de resolução de conflitos entre os próprios integrantes desse povo. Ou seja, esse povo precisa muito que alguém interfira para resolver conflitos que, muitas vezes, poderiam ser resolvidos através do diálogo, sem a necessidade de um Juiz entre as partes. Outra conclusão que deriva disso é que se um povo não consegue resolver suas diferenças através do diálogo esta é mais uma demonstração da falta de civilidade e, quiçá, maturidade.

Esse pensamento sempre vem à minha mente quando ouço ou leio expressões do tipo: “vou processar esse canalha!!”, “Mete um processo nessa criatura pra ele aprender!!!”, dentre tantas outras do gênero.

Mas essa conjectura está aberta, como diz o título deste post. Para prová-la se faz necessário um estudo empírico. Por enquanto, é apenas especulação.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s